«Está terminado» o surto de Covid-19 no lar de Santa Maria de Tavira

Surto começou no final de Dezembro e causou 13 vítimas mortais

O surto de Covid-19 que afetou o lar de Santa Maria, em Tavira, «está terminado», após o último utente que foi infetado com  o novo coronavírus ter tido alta, anunciou o Padre Miguel Neto, presidente do Centro Social e Paroquial de Santa Maria de Tavira.

Este surto, que começou no final de Dezembro, teve mais de sete dezenas de casos associados e causou 13 óbitos, lamentados pelo responsável pelo lar, que descreve as vítimas mortais como «utentes que muito estimávamos e que deixarão, para sempre, a sua memória nesta instituição».

«A todas as famílias, a quem já contactámos diretamente, voltamos a deixar uma palavra de estima e de consolo: os que amamos permanecem vivos nas nossas memórias, nas nossas histórias de vida e isso faz deles seres eternos e, como crentes que somos, temos a certeza que velam por nós junto do Pai. Estão sempre nas minhas orações», garantiu o Padre Miguel Neto, numa nota de imprensa.

Na nota, é ainda salientado o «empenho profissional e pessoal no cuidado destes nossos idosos» dos funcionários e dos membros da direção».

«Deixo aqui uma palavra de profundo apreço e agradecimento a todos, sobretudo aos que trabalharam no Lar de Santa Maria – diretores técnicos e funcionárias –, acompanhando diariamente os portadores do vírus, com esse mesmo espírito de missão», afirma o presidente do Centro Paroquial que gere o lar.

«Na verdade e sem que estivesse à vista de todos, diariamente eram postas em marcha dezenas de tarefas, que iam desde o contacto com as famílias, passando pelo cuidado direto dos doentes, até às reuniões com autoridades e, sobretudo, com os profissionais de saúde que acompanharam de perto o que estava a acontecer», acrescentou.

«O Centro Social e Paroquial de Santa Maria, nos seus dois lares (Santa Maria e Pegada) procurou encontrar caminhos para melhor prestar o seu serviço. Todos os que dele fazem parte assumiram como uma missão acabar com este surto que, infelizmente e trazido do exterior, chegou e nos deixou entristecidos, permanentemente preocupados e cansados. Esse profundo empenho e dedicação fez com que conseguíssemos chegar a este dia, sem que houvesse necessidade de solicitar o apoio de brigadas externas», reforçou.

Os agradecimentos são extensíveis ao« comandante Bombeiros Municipais de Tavira, delegado de Saúde, diretora do Centro Regional de Segurança Social e presidente de Câmara, que, desde a primeira hora, estiveram presentes e mobilizaram esforços para que pudéssemos conter este surto e que aos nossos utentes nada faltasse».

«Importa deixar, igualmente, uma palavra especial ao staff/pessoal de enfermagem do centro de Saúde de Tavira e, em particular, ao Dr. João Mário Gonçalves, que todos os dias esteve connosco, ajudando a ultrapassar as dificuldades e dando-nos ânimo e conhecimentos para melhor agir», acrescentou o Padre Miguel Neto.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub