Surtos num ginásio e no lar de Santa Maria causam dezenas de novos casos em Tavira

Surtos não estão relacionados entre si, garantiu a presidente da Câmara de Tavira

Tavira em tempo de pandemia – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Dois surtos com dezenas de casos associados, um no Lar de Santa Maria e outro num ginásio, estão a fazer crescer o número de casos ativos em Tavira, desde o fim-de-semana.

No lar do Centro Social e Paroquial de Santa Maria de Tavira, testaram positivo 25 utentes e um funcionário, segundo revelou o Padre Miguel Neto, presidente da direção da instituição, numa nota de imprensa.

«Os utentes infetados encontram-se isolados dos restantes, nas instalações do Lar de Santa Maria, onde uma equipa dedicada lhes presta cuidados de forma regular, garantindo todo o apoio e tratamento que necessitem», acrescentou.

Esta equipa está a ser orientada pelo delegado de Saúde de Tavira e «conta com o apoio de um médico e um enfermeiro do Serviço Nacional de Saúde».

Já o surto associado a um ginásio, «tinha, inicialmente, 12 casos associados», mas, «entre as ligações familiares e pessoais, já deverão ser mais», disse ao Sul Informação Ana Paula Martins, presidente da Câmara de Tavira.

«Vou reunir-me com a Autoridade de Saúde, para fazer um levantamento exato dos casos que estão associados ao surto. A Câmara vai lançar um comunicado ainda hoje com essa informação», acrescentou a edil tavirense.

Certo é que os novos casos têm vindo a subir gradualmente nos últimos dias, de tal forma que já foi «ultrapassado o limite dos 59 casos ativos», o número acima do qual Tavira passa a ter mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

«Estamos neste momento com mais de 70 casos ativos e a tendência é para que aumentem nos próximos dias. Por isso, não me admirarei se ficarmos na lista de concelhos de risco, na próxima atualização que o Governo fizer», acredita Ana Paula Martins.

Quanto ao surto no Lar de Santa Maria, «não está relacionado com este do ginásio».

O Padre Miguel Neto, por seu lado, assegurou que «os familiares responsáveis pelos utentes, sendo estes aqueles que estão identificados no contrato de prestação de serviços, serão diariamente contactados pela nossa instituição, a fim de dar conta do ponto de situação de cada familiar».

«Já foram contactados primeiramente os familiares dos utentes infetados e, posteriormente, os familiares dos utentes não infetados. Desde já, solicitamos que não efetuem chamadas telefónicas para a instituição, por forma a não sobrecarregar as linhas telefónicas, garantindo que toda a informação vos será prestada atempadamente e de forma clara e esclarecedora», assegurou o responsável máximo pelo Centro Social e Paroquial de Santa Maria de Tavira.

O sacerdote agradeceu o apoio que recebeu do delegado de Saúde, da diretora do Centro Regional de Segurança Social e da presidente de Câmara, «que, desde a primeira hora, estiveram presentes e mobilizaram esforços para que possamos conter este surto e que aos nossos utentes nada falte».

«A todos os nossos trabalhadores, que estão a demonstrar para com os utentes toda a dedicação e empenho, o nosso muito obrigado», acrescentou o Padre Miguel Neto.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub