Ventiladores comprados pela AMAL não funcionam e municípios vão pedir dinheiro de volta

Municípios vão ativar garantias bancárias

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve vai pedir a devolução dos 1,3 milhões de euros investidos em 30 ventiladores, adquiridos para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que não funcionam, noticia, este domingo, o jornal Público.

António Pina, citado pelo Público, adianta que «existe consenso para exigir a devolução do dinheiro», tendo em conta que os ventiladores, comprados na China, no ano passado, revelaram ter problemas técnicos inultrapassáveis, que foram confirmados pelos Serviços de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH).

Numa primeira fase, segundo o autarca, os fornecedores «tentaram resolver remotamente o problema». Depois, os técnicos deslocaram-se ao Algarve, mas também não tiveram sucesso.

Segundo António Pina, citado pelo mesmo jornal, «o equipamento não cumpre todos os critérios [de segurança]. Cumpre alguns, mas não todos».

Por isso, «resta acionar as cauções bancárias», para reverter o dinheiro.

Ainda segundo o Público, a compra destes ventiladores é uma das razões pelas quais o CHUA, enquanto membro do consórcio, pediu, na passada segunda-feira, na reunião da assembleia geral, uma auditoria às contas do Algarve Biomedical Center (ABC), que mediou a compra dos equipamentos.

 



Comentários

pub