Mata de Vila Real de Santo António tem nova sinalética

Foram instalados sete painéis com mapa

A Mata Nacional das Dunas Litorais de Vila Real de Santo António tem, desde Dezembro, sinalética nova, que vai valorizar o Trilho da Aldeia Nova e o percurso de VRSA a Montegordo.

A iniciativa resultou de um esforço conjunto do Instituto da Conservação Natureza e Florestas, da Associação Odiana, e foi promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), com o apoio do protejo europeu Inherit, financiado pelo programa INTERREG MED da UE.

Na mata, foram instalados sete painéis com mapa e um sobre o camaleão, e totens de 2 percursos – feitos com materiais reciclados, resistentes ao sol e facilmente substituíveis.

Segundo a ADPM, «com a disponibilização desta informação no local, pretende-se igualmente informar os turistas relativamente ao interesse ambiental daquele espaço, bem como sobre a localização dos diferentes serviços: estacionamentos, parque de merendas, parque de campismo, entre outros».

A associação recorda que «a Mata de VRSA foi a escolhida, a nível nacional, enquanto área piloto, para integrar a rede de áreas europeias INHERITURA, perfilando-se para receber um selo de “ÁREA INHERITURA”, dado por uma comissão técnica criada pelo Projeto Inherit, que visa promover zonas em que a proteção do património natural representa uma mais-valia para desenvolver atividades turísticas sustentáveis».

 



Comentários

pub