Marcelo «profundamente honrado e agradecido» pela reeleição

Discurso foi feito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Marcelo Rebelo de Sousa no discurso da vitória – Foto: Arlindo Homem| Sul Informação

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito este domingo, 24 de Janeiro, como Presidente da República, e, no seu discurso, confessou estar «profundamente honrado e agradecido» por esta vitória que lhe dá um segundo mandato em Belém. 

Numa comunicação feita na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Marcelo começou por relembrar as vítimas da pandemia de Covid-19 que o país enfrenta: «para eles, assim como para os mortos não covid destes quase onze meses de provação, vai o meu, o nosso primeiro emocionado pensamento».

Quanto à sua reeleição, o Presidente da República disse estar consciente de que este «é tudo menos um cheque em branco». Marcelo confessou que tem de continuar a ser um «Presidente de todos e de cada um dos portugueses, próximo, que una e que não seja de uns contra os maus».

«Os portugueses, ao reforçarem o seu voto, querem mais e melhor em proximidade, em convergência, estabilidade, construção de pontes, exigência e justiça social e de modo mais urgente em gestão da pandemia. Desse sinal tirarei devidas ilações», disse ainda.

Num discurso muito focado na pandemia, o Presidente da República reeleito confessou que o combate à Covid-19 é «o mais urgente do urgente», mas garantiu que Portugal vai ganhar esta luta «custe o que custar».

Marcelo Rebelo de Sousa ganhou as Eleições Presidenciais com 60,70% dos votos. Em segundo ficou Ana Gomes (12,97%), seguida do candidato de extrema-direita André Ventura (11,9%).

Já em quarto lugar ficou João Ferreira (4,32%) com Marisa Matias (3,95%) em 5º. Tiago Mayan Gonçalves (3,22%) ficou no sexto lugar e Vitorino Silva (2,94%) em último.

Quer no Algarve, quer no Alentejo, Marcelo também foi o mais votado.

 

Clique aqui para ver a infografia que mostra como votaram os eleitores algarvios.

Clique aqui para ver a infografia que mostra como votaram os eleitores do Baixo Alentejo

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub