Perto de 400 testes «em diversas frentes, nomeadamente no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, na aldeia da Cortelha, junto da comunidade escolar e em resposta a demais necessidades identificadas», foram feitos esta terça-feira, dia 12, no concelho de Loulé, anunciou hoje a Câmara Municipal.
Esta testagem em massa integra o reforço das medidas de combate à pandemia, «numa altura em que, à semelhança do que acontece em todo o território nacional, o concelho regista um aumento do número de casos de COVID-19, passando a figurar no mapa dos concelhos de risco elevado», salienta a autarquia.
Por forma a responder às situações que vão surgindo, a Câmara de Loulé tem acompanhado «de perto o evoluir da situação, quer através do Gabinete Gestão de Crise COVID-19, que continua a reunir quatro vezes por semana, quer da Comissão Municipal de Proteção Civil que, todas as quintas-feiras, faz a análise e delibera novas medidas para mitigar o impacto da doença na saúde pública» do concelho.
A autarquia tem promovido rastreios semanais à doença por amostragem em 11 estruturas residenciais para idosos com menos de 50 utentes, numa parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, as IPSS e o Algarve Biomedical Center (ABC).
Já nas três instituições louletanas com mais de 50 utentes os rastreios são realizados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em parceria com o ABC.
A nota da Câmara de Loulé acrescenta que vários equipamentos de apoio à prevenção e tratamento de casos de COVID-19, bem como de assistência à campanha de vacinação, estão já operacionais: uma Área dedicada a Doentes Respiratórios (ADR), onde se podem fazer testes do SNS, fazer vacinação e ter acesso a consultas, e duas Zonas de Apoio à População.
A Câmara está igualmente a apoiar o reforço da Unidade de Saúde Pública de Loulé e a levar a cabo novas ações de desinfeção e higienização de infraestruturas onde há registo de novos casos.
Como complemento ao “Drive-Thru” instalado no Parque das Cidades, os utentes que tenham os códigos para a realização de testes PCR à COVID-19 podem proceder à marcação de teste naquela ADR, através do seguinte endereço de e-mail: colheitas.adrloule@arsalgarve.min-saude.pt
Com o foco nas zonas do interior do concelho, onde vivem muitos idosos, foi reativado o programa Geo-Emergência (normalmente usado para a época de incêndios florestais) e foram retomadas as campanhas de sensibilização da população em conjunto com a GNR, Bombeiros Municipais e Serviços de Proteção Civil Municipal.
Com vista a uma participação segura nas eleições presidenciais de 24 de janeiro, a Câmara Municipal de Loulé está ainda a promover visitas técnicas a todos os locais de voto no concelho. E mantém ativas as linhas telefónicas Loulé Solidário (800 289 600) e AME – Apoio Médico Escolar (707 027 070).
Estas são, em detalhe, algumas das medidas implementadas em Loulé:
Equipamentos disponíveis para apoio prevenção e combate à Covid-19 e reforço da Unidade de Saúde Pública de Loulé
1- Área dedicada a Doentes Respiratórios de Loulé (ADR): estrutura instalada pela Autarquia e onde, desde a semana passada, já foram vacinados 205 profissionais de saúde e, a partir desta terça-feira, 12 de janeiro, abrem consultas para utentes com sintomas compatíveis com infeção pelo vírus SARS-Cov-2. Usado ainda como centro de testes e espaço de implementação do plano de vacinação COVID-19.
Prevê-se que o concelho de Loulé venha a ter três pontos fixos de vacinação. Como complemento ao “Drive-Thru” instalado no Parque das Cidades, os utentes que tenham os códigos para a realização de testes PCR à COVID-19 podem proceder à marcação de teste neste local, através do e-mail: colheitas.adrloule@arsalgarve.min-saude.pt;
2- Zonas de Apoio à População (ZAP): uma foi ativada no “Ginásio dos Espanhóis” e outra reativada no Pavilhão Municipal. Esta última tem capacidade inicial de 32 camas (podendo chegar às 40);
Unidade de Convalescença de Loulé: 40 utentes e profissionais de saúde vacinados esta terça-feira, dia 12 de janeiro;
Reforço da equipa da Unidade de Saúde Pública de Loulé: cedidas salas no Pavilhão Desportivo Municipal para instalar médicos internos de Saúde Pública que vão reforçar a capacidade instalada do concelho.
Apoio à população do interior do concelho:
Programa Geo-Emergência: reativado programa habitualmente usado na deteção de fogos florestais, aplicando-a às necessidades de combate à pandemia, no sentido de verificar necessidades da população do interior do concelho, maioritariamente composta por idosos, alguns em situação de isolamento;
Ações de sensibilização: início esta segunda-feira, 11 de janeiro, de ações de no interior do concelho com equipas multidisciplinares entre GNR, Bombeiros Municipais e Serviço Municipal de Proteção Civil.
Intervenção em estruturas residenciais para idosos e ações de testagem junto da população:
No Lar do Ameixial houve reforço de recursos humanos com seis pessoas de ação direta e uma pessoa de serviços gerais e têm sido feitos os rastreios semanais;
No Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, ao abrigo do programa MARES, foram destacadas 17 pessoas para trabalhar no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé;
Na Cortelha, aldeia da freguesia de Salir, foram realizados pela Saúde Pública perto de 54 testes na comunidade para travar as linhas de contágio;
Na cidade de Quarteira, no Bairro da Amendoeira, foi preparado com a Saúde Pública, representada na pessoa do delegado de Saúde, um plano de testagem a esta comunidade para identificar se existem mais casos positivos.
Ações de desinfeção e higienização:
Instalações e veículos: higienização de instalações onde foram identificados casos positivos, sejam escolas, IPSS, locais de testagem, instalações municipais ou outras, além de viaturas dessas mesmas entidades.
Linhas telefónicas de apoio à população:
Linha Loulé Solidário: mantém-se ao dispor de todos os cidadãos que necessitem de ajuda, social, psicológica ou outra, através do número 800 289 600;
Linha AME – Apoio Médico Escolar: criada a pensar nas necessidades da comunidade educativa, em parceria com o ABC, disponível através do 707 027 070.
Apoio à realização das eleições presidenciais de 24 de janeiro:
Preparação do ato eleitoral: visitas técnicas a todos os locais de voto no concelho para garantir condições de segurança sanitária à votação. Devido à mudança de local de voto na freguesia de S. Clemente, está a ser preparado um autocarro dos transportes urbanos para que esses eleitores possam ser transportados até à Escola Padre Cabanita e, aí, exercer então o direito de voto.
Reuniões e monitorização permanente da situação:
Gabinete de Gestão de Crise COVID-19 (GGC): reuniões quatro vezes por semana;
Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) – reuniões todas as quintas-feiras.
MAIS INFORMAÇÕES EM:
http://covid19.cm-loule.pt/
Comentários