Loulé tem as tarifas de água mais amigas das famílias numerosas do Algarve

Segundo um estudo feito pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Loulé é o município do Algarve com as tarifas de água que mais beneficiam as famílias numerosas, segundo a última edição do Estudo Comparativo dos Tarifários de Abastecimento de Água de Portugal, realizado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

A autarquia louletana é aquela em toda a região com os valores mais baixos da tarifa cobrada a famílias com 5, 6 e 7 elementos, «assinalando-se uma redução da tarifa fixa e do preço por escalão: 1º escalão, 0-5 m3 (0,3756 euros); 2º escalão, 6-15 m3 (0,4697 euros); 3º escalão, 16-25m3 (0,7045 euros); e 4º escalão, >25m3 (1,2329 euros)», segundo a Câmara de Loulé.

Já no contexto nacional, dos 308 concelhos existentes no país, Loulé é o 45º concelho com valores de abastecimento de água mais baixos para as famílias numerosas.

«Por outro lado, numa análise comparativa do Algarve com o resto do território nacional, o preço médio da tarifa variável no distrito de Faro (0,69 euros por m3 consumido) é inferior ao da média nacional (0,81 euros por cada m3). Também a tarifa fixa de abastecimento de água do distrito cifra-se em 2,69 euros, abaixo dos 3 euros da média nacional». acrescentou a autarquia.

Através da realização deste estudo, a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas tem por objetivo «sensibilizar a população portuguesa e os órgãos governativos – quer locais, quer nacionais – para a penalização a que as famílias, e principalmente as numerosas, têm vindo a ser sujeitas devido a estruturas tarifárias que não têm em conta a dimensão do agregado familiar e o consumo mais elevado de água que uma família maior naturalmente implica».

Esta tem sido também uma preocupação do município de Loulé.

«O apoio às famílias constitui um dos eixos prioritários da nossa ação e que, de resto, está bem presente no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021, por exemplo através de uma redução do pacote fiscal. Sabemos que iniciativas que beneficiem as famílias com um maior número de elementos constituem medidas de justiça e equidade social e que ganham uma maior importância neste período em que a pandemia trouxe dificuldades financeiras acrescidas a grande parte dos portugueses», consideram os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé.

 



Comentários

pub