INE está a recrutar 11 mil recenseadores para fazer os “Censos 2021”

Operação “Censos 2021” começa em Abril

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a recrutar 11 mil recenseadores em todo o país para a operação “Censos 2021”, que vai começar em Abril.

Os interessados já podem candidatar-se através do site dos Censos.

Apesar deste esforço de contratação, haverá uma forte aposta na componente virtual, devido à pandemia, com o INE a pedir que a resposta dos cidadãos seja dada «preferencialmente» online.

«Todos os alojamentos vão receber uma carta com a informação necessária para a resposta aos Censos 2021 pela Internet», revelou o instituto.

Esta componente online, «com apoio à população através de uma linha telefónica», é um dos eixos do Plano de Contingência para a realização dos “Censos 2021” criado pelo INE, que visa «prevenir riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores, bem como garantir a qualidade da execução da operação estatística».

Também foi prevista «a possibilidade da resposta telefónica, dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública».

Por outro lado, foi criado um protocolo «que descreve as medidas de segurança a aplicar quando necessário o contacto presencial junto da população, seguindo as recomendações das autoridades de saúde pública».

 



Comentários

pub