Câmara de Lagos revê regras de utilização e cedência de viaturas

Objetivo é melhorar a gestão do parque automóvel do município

A Câmara de Lagos vai dar início ao procedimento de alteração do “Regulamento de Utilização e Cedência de Viaturas Municipais”, com o objetivo de «melhorar a gestão do parque automóvel do município».

«Esta decisão surge na sequência da adoção de um novo sistema de gestão de frotas e da instalação de dispositivos de GPS em todas as viaturas municipais, para permitir a sua geolocalização, soluções que visam a centralização da gestão, assim como uma melhor planificação, otimização e racionalização dos recursos», segundo a autarquia lacobrigense.

«Evitar o subaproveitamento das viaturas e o desperdício ou desvio de recursos é o grande objetivo destas ações», acrescentou a Câmara.

Outra forma de melhorar a gestão é «olhar para a frota e, em concreto, para a média de idades das viaturas e respetivos custos de manutenção».

«Por isso, em 2021, está planeado dar continuidade ao programa de requalificação e reestruturação da frota municipal iniciado em 2018, o qual tem como prioridade a renovação da frota de viaturas dedicada à higiene urbana. No ano passado foram adquiridas três novas viaturas e este ano serão mais duas, uma para recolha de resíduos e outra destinada a trabalhos de lavagem, limpeza e aspiração de pontos de recolha bem como de espaços urbanos», anunciou a autarquia.

A frota automóvel municipal «é constituída por ciclomotores, veículos ligeiros (de passageiros, mercadorias e mistos) e veículos pesados (de passageiros, mercadorias e especiais). Para além da utilização pelos serviços e trabalhadores municipais, no âmbito das funções e competências que lhes estão atribuídas, algumas viaturas são também cedidas a entidades externas como instituições de utilidade pública, associações culturais, desportivas, recreativas, humanitárias e de assistência, outras entidades sem fins lucrativos, estabelecimentos de ensino e juntas de freguesia».

Este é, defende a Câmara de Lagos, um apoio que «faz a diferença na realização das atividades programadas» das entidades externas.

Contabilizando apenas as cedências aos clubes desportivos do concelho», os veículos da Câmara percorreram, no total, «141,9 mil quilómetros, os necessários para que as equipas e atletas possam fazer as suas deslocações e participar nas competições oficiais das respetivas modalidades».

 



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