Atualização semanal da DGS coloca sete concelhos do Algarve em risco elevado

Na semana passada, a DGS apenas apontava Faro e São Brás de Alportel como concelhos de risco

Faro – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Albufeira, Loulé, Silves, Tavira e VRSA são os concelhos que ultrapassaram a fasquia dos 240 novos casos por cada cem mil habitantes, em 14 dias, e se juntam a Faro e São Brás de Alportel como concelhos de risco elevado, segundo a atualização semanal da incidência da Covid-19 por município, feita hoje, segunda-feira, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A tabela hoje divulgada, como tem sido hábito às segundas-feiras, é meramente indicativa e não leva a que os concelhos entrem ou saiam da lista de concelhos de risco. Ou seja, os concelhos que continuam nessa lista, até que haja uma reapreciação da parte do Governo, são os de Faro, Loulé e Portimão.

A reavaliação deverá ser feita esta semana, em Conselho de Ministros, preparando a declaração de um novo Estado de Emergência, que o Presidente da República já disse que queria renovar – a lista atual está em vigor desde 17 de Dezembro.

Ainda assim, a lista da DGS permite perceber como tem sido a evolução, no Algarve. E, apesar destes serem dados apurados até ao dia 27, ou seja, o domingo após o Natal, mostram um agravamento da situação em diversos concelhos da região.

Não era o caso de Alcoutim, que, segundo a lista divulgada esta segunda-feira pela DGS, tinha zero casos ativos e portanto não integrava qualquer dos escalões da lista de risco.

Em relação aos dados revelados na semana passada, continuam como de risco elevado os concelhos de Faro, com 313 casos por cem mil habitantes, e São Brás de Alportel, com uma incidência de 442 casos por cem mil habitantes, o que coloca este concelho muito perto de entrar no lote dos municípios de risco muito elevado.

Quanto às novas entradas, Loulé, que na passada semana tinha voltado a ser considerado de risco moderado, voltou a subir acima da “linha vermelha”, ainda que não muito (247 casos por cem mil habitante).

Ainda abaixo dos 300 casos estão Silves (265), Albufeira (284) e VRSA (288). Tavira está com 318 casos por cada cem mil habitantes, um valor que, quando atualizado com o forte aumento de casos verificado ao longo da passada semana, deverá determinar a subida de Tavira para um nível de risco muito ou até extremamente elevado.

Tavira, que desde dia 27 até ontem, dia 3, viu confirmados 235 novos casos, decidiu não reabrir as escolas esta segunda-feira, após as férias de Natal, para mitigar o risco de contágio.

A incidência cumulativa a 14 dias por município serve de referência a elaboração da lista de concelhos de risco e que estão sujeitos a regras mais apertadas – aqueles com mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

Os municípios que integram este rol estão sujeitos sujeitos a medidas como o recolher obrigatório, todos os dias, das 23h00 às 5h00.

Além disso, os estabelecimentos comerciais têm de fechar às 22h00 e os restaurantes e equipamentos culturais até às 22h30. Mantém-se também o teletrabalho obrigatório, sempre que tal for possível.

Na lista de risco moderado, de acordo com o boletim da DGS, estão Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Monchique, Olhão, Portimão e Vila do Bispo.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub