Seis convidados debatem o tema “Atrações Turísticas e Culturais no Algarve. Que futuro?”

Existe um número suficiente de atrações turísticas e culturais no Algarve?

“Atrações Turísticas e Culturais no Algarve. Que futuro?” é o tema da segunda edição do webinar What’s Next, marcado para dia 14 de Dezembro (segunda-feira), às 18h00, via zoom.

Cristina Veiga-Pires, diretora executiva do Centro Ciência Viva do Algarve, Isabel Delgado, diretora de Recursos Humanos & Marketing no Zoomarine, Isabel Soares, chefe de Divisão de Museus, Património e Arquivo Histórico do Município de Portimão, Miguel Gião, empresário, Padre Miguel Neto, pároco de Tavira e Paulo Pires, programador cultural no Município de Loulé, são os convidados para este webinar.

Existe um número suficiente de atrações turísticas e culturais no Algarve? Que atrações consideram ser as principais para a atratividade do Destino Turístico Algarve? De que forma estão a ser afetadas as atrações atuais pela Pandemia? Perspetivas, inovação e tendências? Estes são os temas a abordar.

O evento resulta da organização conjunta da Direção da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) com os cursos de Gestão Hoteleira e de Turismo da Universidade do Algarve, tendo o apoio do CinTurs – Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being.

O evento é gratuito, inteiramente online, mas o registo é obrigatório clicando aqui.

 

Notas biográficas dos oradores convidados:

 

Cristina Veiga-Pires – Diretora executiva do Centro Ciência Viva do Algarve

Nascida em França, licenciou-se em Geologia pela Université Paris-XI Orsay, França, e Doutorou-se em Metodologias do Ambiente, especialidade em Geoquímica isotópica, pela Université du Québec à Montreal, Canadá.

É Professora Auxiliar com Nomeação Definitiva desde 2005, estando a lecionar no Departamento de Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade do Algarve.

Foi Sub-Diretora da Faculdade de Ciências e Tecnologia de 2009 a 2012 e presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente em 2002-2003.

Em Dezembro 2014, assumiu o cargo de Diretora Executiva do Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, onde tem desenvolvido com a equipa, exposições temporárias e vários projetos no âmbito da educação informal e não-formal e da ciência participativa.

É Investigadora no Centro de Investigação do Mar e do Ambiente – CIMA/UAlg com vários trabalhos publicados em revistas especializadas, em atas de congresso e em capítulos de livros.

Tem orientado teses de mestrado e doutoramento e, coordenado e participado em projetos de investigação nas áreas da paleoceanografia e paleoclimatologia, sedimentologia, descargas submarinas de águas subterrâneas e sistemas cársicos.

Foi coordenadora da equipa de investigadores do CIMA/UAlg que participou no projeto de elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da AMAL, e é atualmente Diretora Científica do Aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.

 

Isabel Delgado – Diretora de Recursos Humanos & Marketing no Zoomarine

Completou estudos superiores em Direito do Trabalho pela Universidade Lusíada, licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA-Lisboa e uma segunda licenciatura em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Iniciou a carreira profissional em Lisboa, onde passou por empresas da área financeira, transportes, distribuição e consumo como a Locapor, o Grupo Siemens AG, a Brisa e o Grupo Gillette Portugal, desempenhando sempre funções ligadas à área financeira e de recursos humanos.

É, desde 1997, diretora de RH do Zoomarine, função que acumula com a direção de Marketing e de Informática desde 2013.

 

Isabel Cristina Soares – Chefe de Divisão de Museus, Património e Arquivo Histórico do Município de Portimão

Técnica Superior de Arqueologia no Museu de Portimão de 1999 a Abril de 2015.

Chefe de Divisão de Museus, Património e Arquivo Histórico do Município de Portimão, desde Maio de 2015.

Licenciada em História, Variante de Arqueologia pela Universidade de Coimbra.

Especialização em Museologia, pela Universidade de Évora.

Mestre em Museologia, pela Universidade de Évora, com a dissertação de mestrado: A Rede de Museus do Algarve: Funcionamento e Potencialidades.

Artigos publicados na área da arqueologia e museologia em jornais, revistas, publicações especializadas, coordenou a rubrica Espaço ao Património – Cultura Sul, jornal Postal do Algarve.

Comunicações proferidas no domínio da museologia e da arqueologia, nomeadamente: apresentação dos resultados de trabalhos arqueológicos, arqueologia experimental, inventário museológico, do serviço educativo, acessibilidade em museus, museologia e a comunidade, as redes de museus regionais, particularmente a Rede de Museus do Algarve.

 

Miguel Gião – Empresário

Empresário da restauração e bares de 39 anos, nasceu em Faro, casado, com 3 filhos.

Com diversos negócios na área de Bares e restauração (Bar Columbus , Aperitivo Bar, Ostraria LODOAdão Bar, Eva Senses e Rooftop EVA), no seu trabalho coordena uma equipa de 42 trabalhadores.

É formador na escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e tem filiações em associações como a “OCAB” em prol do desenvolvimento e cultura da região do Algarve.

Trabalha com grandes Unidades Hoteleiras e também possui uma empresa de apoio e consultoria nesta área, a eqepec.pt.

Nos seus tempos livros dedica-se à pratica de desporto, leitura e viagens de negócios e lazer, gosto de apreciar um bom vinho na presença dos amigos.

 

Padre Miguel Neto – Pároco de Tavira

Miguel Mário Lopes Neto nasceu a 25 de Dezembro de 1978, em Quelfes, Olhão.

Conclui, em 2006, o Curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, tendo defendido a tese A Páscoa segundo Santo António.

Entre 2006 e 2007, é assessor de D. Basilio de Nascimento, Bispo da Diocese de Baucau, para os assuntos relacionados com a Imprensa e Comunicação Social. Em Timor Leste, foi, ainda, professor de Português em regime de Voluntariado Missionário na Escola Católica de Manatuto.

Regressando a Portugal, é ordenado a 7 de Dezembro de 2008, assumindo, então, funções como Diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve (GIDAlg), cargo que mantém até ao presente.

É, desde 2011, e, por indicação de D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, responsável pela equipa da Pastoral Diocesana do Turismo, e, desde 2012, integra a Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), ocupando o cargo de Tesoureiro.

Em 2015, e na Universidade Católica Portuguesa,defende a tese “A Igreja na Sociedade em Rede – Perspetivas teológicas a partir do estudo de Manuel Castells”, obtendo o 2.º grau canónico do Curso de Doutoramento em Teologia, com especialidade em Teologia Prática.

É atualmente o pároco de Tavira e responsável/fundador da empresa ARTgilão TAVIRA.

A comunicação sempre fez parte da sua vida enquanto sacerdote, assumindo desde muito novo uma ligação forte ao mundo digital e aos media, tendo sido autor de blogues, de programas de rádio e, ainda recentemente, feito comentário desportivo na Sport TV.

 

Paulo Pires – Programador cultural no Município de Loulé

A sua formação percorre as áreas das Línguas e Literaturas Modernas, Mediação, Música, Sociologia e Educação e Arte.

Ligado às áreas cultural, artística e criativa e ao ensino, trabalhou nos últimos 15 anos nos campos do Património Cultural Imaterial, Bibliotecas e Arquivos, e Artes Performativas.

Colaborou com as mais reconhecidas figuras das artes e letras nacionais em múltiplas ações e projetos culturais.

Escreve regularmente no Público/Ípsilon sobre Cultura e Artes e é autor de diversas obras, sendo a última Escrytos – crónicas e ensaios sobre cultura contemporânea (2013-2017), editada por João Paulo Cotrim.

É membro do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve.

Gosta de fotografia, gastronomia, natureza, cinema documental e neurociência.

 

 



Comentários

pub