Portimão terá semana cheia de eventos para assinalar os 96 anos da elevação a cidade

População poderá assistir às iniciativas online

Portimão vai celebrar os 96 anos de elevação a cidade com um programa de iniciativas que serão transmitidas online, a partir da próxima segunda-feira, dia 7, até 12 de Dezembro.

As muitas iniciativas previstas poderão ser seguidas pela população através do site e das redes sociais do município.

As comemorações arrancam às 18h00 de dia 7, com a atribuição do Prémio Municipal do Voluntariado 2020, numa cerimónia agendada para o salão nobre dos Paços do Concelho.

«No ano passado, uma ideia de impacto social do jovem barbeiro Bruno Santos, acarinhada pela Cáritas da Matriz de Portimão, virou projeto e ganhou a primeira edição do Prémio Municipal de Voluntariado. Em 2020, foram recebidas dez candidaturas», segundo a Câmara de Portimão.

Na gala de segunda-feira, serão atribuídos prémios nas categorias individual e coletiva, cada qual de 6500 euros, bem como uma menção honrosa.

«Este galardão visa distinguir projetos de voluntariado nas áreas da solidariedade, saúde, ambiente, economia social, educação e formação, que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, idosos, cidadãos portadores de deficiência ou outras pessoas em situação vulnerável», segundo a autarquia.

Na terça-feira, dia 8, também às 18h00, será entregue no Salão Nobre da Câmara o Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, «que distingue trabalhos inéditos, com o objetivo de estimular a criação nesta área e perpetuar a memória do seu patrono, distinto escritor de requintado estilo».

Seguir-se-á a tradicional homenagem municipal aos professores aposentados, «justo reconhecimento por uma nobre profissão, tantas vezes encarada como verdadeira missão de vida. Por norma, a cerimónia tem lugar na receção aos professores, que anualmente decorre em Outubro, mas que este ano, em resultado da pandemia, não se realizou».

No dia 9, será lançado o lançamento do livro “Cidade Europeia do Desporto 2019”, numa cerimónia que também vai decorrer no Salão Nobre, às 18h00.

Esta obra resulta do trabalho fotográfico de Miguel Veterano, natural de Portimão, que, durante o ano passado, «acompanhou de perto algumas das iniciativas daquele importante evento desportivo, que dinamizou centenas de milhar de pessoas, entre atletas, participantes informais e público, constituindo esta edição do Município uma espécie de álbum de recordações, com os melhores momentos da CED 2019».

No mesmo dia e no mesmo local terá lugar a Gala do Desporto 2020 – Homenagem aos Campeões Portimonenses, na qual «apenas marcarão presença na cerimónia deste ano os atletas de ouro e os representantes de cada um dos clubes com desportistas medalhados».

Ao todo, serão atribuídas 153 medalhas (3 de Grau Ouro, 71 de Grau Prata e 79 de Grau Bronze), prémios que abrangem 13 clubes e 18 modalidades.

Na véspera do Dia da Cidade, 10 de Dezembro, será atribuído a partir das 18h00 o Prémio Iniciativa Jovem, projeto com um investimento de 7000 euros realizado no âmbito da Geração XXI e que resulta de uma parceria entre o Município de Portimão, a DYPALL Network e a MyPolis, empresa responsável pela plataforma web que serviu de trampolim a este desafio.

«O principal objetivo da distinção foi estimular o espírito de iniciativa e a cidadania empreendedora dos jovens portimonenses, desafiados a responder à pergunta “Se tivesses 500 euros, o que mudavas na tua cidade?”», segundo a Câmara de Portimão.

No mesmo dia, subirá ao palco do Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão a revista à portuguesa “Volt’a Portugal em Revista”, produzido pela associação cultural Sonhos em Cena, «que promete quase duas horas de humor, salpicadas de crítica social, sátira, emoções e afetos».

Esta peça conta com Natalina José e António Calvário, cidadão honorário de Portimão, como principais protagonistas. O elenco fica completo com Isabel Damatta, Ricardo Figueira, Raquel Caneca e Sara Inês, sob encenação de Renato Pino.

Os interessados em assistir a este divertido espetáculo com entrada gratuita, embora sujeito à lotação do espaço, «devem levantar previamente os bilhetes, dois por pessoa, no TEMPO no dia 9 de Dezembro, das 13h00 às 18h00».

No dia da Cidade, 11 de Dezembro, a festa começa às 9h00 com o tradicional hastear de bandeiras, «este ano protagonizado por agentes da proteção civil local, ao som da interpretação do hino nacional pelo fadista portimonense João Leote, acompanhado pelo maestro Gabriel Rodeia, aos comandos da Sociedade Filarmónica Portimonense».

Já depois de assinalado o 13º aniversário do Mercado da Av. S. João de Deus e o 1º aniversário do Pavilhão Desportivo da Boavista.

Segue-se a exibição do vídeo documental “Um minuto sem covid”, «onde se ilustra o dia-a-dia daqueles que asseguram o funcionamento do Posto de Comando Municipal – COVID-19 no momento em que completam 9 meses de operação no Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil, onde funciona também a Unidade de Saúde Pública».

A sessão solene do Dia da Cidade terá lugar às 18h00 no salão nobre dos Paços do Concelho e, entre os discursos, contará com interlúdios musicais pelos alunos da Escola Básica e Secundária da Bemposta.

No dia 12, serão inauguradas no Museu de Portimão as exposições “20.ª Corrida Fotográfica de Portimão” e “Bem-vinda sejas Amália”.

No mesmo dia, às 17h00, terá lugar «a sétima e última sessão da iniciativa “Portimão dá-te palco”, «projeto camarário que, literalmente, deu palco a mais de 20 artistas/bandas locais, os quais mereceram divulgação nas redes sociais do Município durante as matinés dos últimos fins de semana».

Logo depois, vai ser lançado no Café Concerto do TEMPO o novo projeto “Portimão o palco é teu”, «que se constitui como um programa open call em que, durante dez dias, os artistas da terra poderão inscrever-se para atuar na Black Box do TEMPO. Para o efeito, os músicos devem proceder à respetiva candidatura no site da Câmara de Portimão».

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub