O mundo em tempos de pandemia e Amália inspiram exposições do Museu de Portimão

Tema genérico do certame fotográfico, bem como sub temas, procuraram estimular os testemunhos sobre os tempos atuais

Foto do tema «Tempos Estranhos»

A exposição dos trabalhos vencedores da 20ª Corrida Fotográfica de Portimão, desta vez tendo como tema os tempos estranhos da Covid-19, e ainda uma mostra de homenagem a Amália Rodrigues, no ano do 100º aniversário do seu nascimento, marcam a programação do Museu de Portimão. Ambas as exposições abrem às 10h00 do dia 12 de Dezembro, mas sem pompa nem circunstância, ou seja, sem inauguração formal.

José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, explicou ao Sul Informação que o tema da Corrida Fotográfica e até o seu modo de funcionamento foi, neste ano de 2020, muito diferente do habitual.

«Não sendo oportuno o envolvimento individual e presencial de um grupo numeroso de participantes numa prova tradicionalmente circunscrita ao concelho de Portimão, a Corrida Fotográfica de 2020 abriu-se à possibilidade de participação à distância, por via eletrónica, de fotógrafos de qualquer ponto do país». A Corrida acabou por contar com a inscrição de 138 interessados de dez nacionalidades, provenientes de 25 cidades, e o posterior envio digital das suas imagens, entre 22 de Maio e 28 de Junho.

A escolha do tema genérico, acrescentou José Gameiro, teve também em conta as recomendações de organismos internacionais ligados à cultura e aos museus: «como este tempo também é histórico e os museus são, ou devem ser, observadores permanentes da sociedade, este ano a UNESCO e o ICOM propuseram aos museus que não ficassem indiferentes ao seu tempo e que recolhessem testemunhos, referências históricas, culturais e sociais, representativos do impacto da pandemia no quotidiano das comunidades, para memória futura».

O Museu de Viena (Áustria), por exemplo, recolheu como «primeira peça ligada à Covid-19 um rolo de papel higiénico», salientou.

 

Foto do tema «Sinais de Distância»

O Museu de Portimão registou esta memória da pandemia através das fotografias enviadas pelos concorrentes da Corrida Fotográfica, que teve como temas «Tempos Estranhos», «Sinais de Distância», «Lugares de Esperança» e «Solidariedade».

Foram estes os quatro temas que estimularam e desafiaram o olhar atento e criativo dos participantes, «num período de tão difícil e forte constrangimento social».

Os vencedores desta edição são: 1º – Prémio Francisco Martins; 2º – Prémio Elsa Martins; 3º Prémio – José Oliveira; 4º Prémio – Hugo Esteves; “Prémio Jovem” – Matilde Gonçalves.

Além destas categorias, a exposição inclui ainda o “Prémio Especial do Júri”, atribuído a Gonçalo Caetano, bem como as duas melhores fotografias de cada um dos quatro temas referidos.

A exposição, integrada nas comemorações do Dia da Cidade de Portimão, abrirá no dia 12, a partir das 10h00, ficando patente até 25 de Abril próximo, podendo também ser vista no site do Museu de Portimão.

 

Exposição «Bem vinda sejas, Amália»

Quanto à exposição “Bem-Vinda Sejas Amália”, de homenagem à grande diva do fado, também abrirá às 10h00 do mesmo dia 12. Ficará igualmente disponível online no site do Museu de Portimão, onde poderá ser vista até 10 de Janeiro.

Produzida pela Fundação Amália Rodrigues para celebrar o centenário do nascimento de uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do último século, esta mostra itinerante dá a conhecer aos portugueses, de norte a sul, a singularidade de Amália enquanto mulher e artista, uma pessoa cosmopolita – presença assídua nas mais importantes salas de espetáculo do mundo – e popular no convívio com aqueles que a pretendiam conhecer.

Desenvolvida em quatro módulos, “Bem-Vinda Sejas Amália” dá a conhecer as diversas facetas de Amália, do eco do sucesso mundial, pelo seu vanguardismo e arrojo artístico, ao recato do seu camarim, não esquecendo as curiosidades menos conhecidas da sua vasta carreira.

Esta iniciativa, patrocinada pela Delta Cafés, está incluída no programa nacional de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

 

Exposição «Bem vinda sejas, Amália»

“Bem-Vinda Sejas Amália” inaugurou em Braga, passou pela Maia, Viana do Castelo, Odemira, Ourém, Lagoa, Alter do Chão e Crato, estando agendada também para Barcelos, Alcochete e Montemor-o-Velho, entre outros municípios.

A Corrida Fotográfica e a respetiva exposição contou com o apoio de Ocean Revival, do Grupo de Amigos do Museu de Portimão, da ETIC-Algarve, da CLCC, Ana-Ana, Restinga, tendo o Sul Informação como parceiro da imprensa.

As duas exposições podem ser visitadas no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00. Ficarão igualmente disponíveis online no site do Museu de Portimão, em: https://www.museudeportimao.pt/

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub