Dormidas em Outubro aumentaram no Algarve devido à Fórmula 1

Certo é que a «totalidade dos principais mercados emissores manteve decréscimos expressivos em Outubro»

As dormidas em Outubro, no Algarve, de turistas residentes nacionais, aumentaram 4%, em comparação com o período homólogo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que aponta o Grande Prémio de Fórmula 1 como uma das possíveis causas. 

Este «evento desportivo poderá ter estado relacionado» com este aumento da taxa de variação das dormidas, em relação a Outubro do ano passado, de acordo com o INE.

De resto, esta é quase a única boa notícia dos dados do turismo no mês de Outubro.

De acordo com a estimativa rápida, o setor do alojamento turístico deverá tem registado, nesse mês, «1,0 milhões de hóspedes e 2,4 milhões de dormidas, o que corresponde a variações de -59,3% e -63,0%, respetivamente (-52,7% e -53,4% em Setembro, pela mesma ordem). As dormidas de residentes terão diminuído 21,0% (-8,5% em Setembro) e as de não residentes terão decrescido 76,2% (-71,9% no mês anterior)».

Em Outubro, «29,9% dos estabelecimentos de alojamento turístico terão estado encerrados ou não registaram movimento de hóspedes (24,0% em Setembro)».

Ainda nesse mês, os hóspedes residentes terão sido 647,0 mil, o que se traduz num decréscimo de 23,9% (-15,4% em Setembro) e os hóspedes não residentes terão atingido um total de 371,8 mil, recuando 77,5% (-73,8% no mês anterior).

O Alentejo terá continuado a apresentar a menor diminuição no número de dormidas, face ao mês homólogo, apresentando uma descida de 29,8% (-20,9% no mês anterior).

Certo é que a «totalidade dos principais mercados emissores manteve decréscimos expressivos em Outubro».

 



Comentários

pub