Faro procura ideias para requalificar eixo entre a estação e o largo de São Francisco

Melhores propostas receberão prémio monetário

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação

A Câmara de Faro lançou um concurso de ideias para a conceção de um projeto para a requalificação da baixa e da frente ribeirinha da cidade, no eixo situado entre a estação de comboios e o largo de São Francisco e irá dar prémios em dinheiro às três melhores propostas.

O 1º prémio é de 13 mil euros, o 2º é de 8 mil e o 3º de 4 mil euros.

As propostas podem ser entregues «por equipas multidisciplinares coordenadas por um(a) arquitecto(a) ou arquitecto(a) paisagista até às 17h00 do dia 2 de Fevereiro de 2021».

O “Projeto de Requalificação do Eixo Central – Baixa de Faro” «insere-se numa estratégia desenvolvida pelo Município de promoção do desenvolvimento sustentado do concelho, surgindo, em particular, no âmbito de um conjunto de intervenções que estão a ser planeadas para a revitalização da frente ribeirinha e dos espaços urbanos que dela fazem parte», segundo a Câmara de Faro.

«Com uma área de cerca de 4,3 hectares e uma extensão de aproximadamente 1150 metros, referentes a uma faixa que se estende entre o Largo da Estação e o Largo de São Francisco, a área de intervenção é definida a sul e a nascente pelos limites naturais da Ria Formosa e pela muralha da cidade antiga; a poente pelo Largo da Estação de caminho-de-ferro que através do eixo da Avenida da República se prolonga pelo Jardim Manuel Bivar até à cintura muralhada da Vila Adentro e contíguo Largo de São Francisco», descreve a autarquia.

Os concorrentes selecionados em fase de concurso de conceção, «consideram-se também apurados para efeito do consequente convite para procedimento de consulta prévia».

«O valor destinado ao projeto é de 150 mil euros, estimando-se um investimento de 4 milhões de euros para a execução da obra», segundo a Câmara de Faro.

Com esta obra «pretende-se regenerar, reabilitar e reconverter os espaços públicos integrados na área de intervenção, em franca articulação com zona ribeirinha», o que leva Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, a considerar que se trata de um «projeto estruturante» e, simultaneamente, «uma boa oportunidade para se repensar a cidade, com vista à melhoria da qualidade de vida urbana».

 



Comentários

pub