Eurocidade do Guadiana apresenta experiência de governança no Congresso Andaluz de Cultura

A entidade mostrará a académicos, gestores e artistas o seu inovador projeto “Território Museu” e a dinamização conjunta transfronteiriça do lazer e da cultura

A Eurocidade do Guadiana, que junta os municípios de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte, apresentará a sua experiência de governança conjunta no Congresso Andaluz de Cultura que decorre até domingo, 15 de Novembro, em Sevilha (Espanha).

A entidade mostrará a académicos, gestores e artistas o seu inovador projeto “Território Museu” e a dinamização conjunta transfronteiriça do lazer e da cultura.

Os profissionais da cultura e gestão cultural da Andaluzia «vão reunir-se em Sevilha com o objetivo de partilhar e analisar o panorama atual, bem como colocar em prática estratégias e soluções para resgatar um setor que sofre duros impactos devido à Covid-19».

A Eurocidade do Guadiana, que será representada pelo seu diretor Luís Romão (vice-presidente da Câmara de VRSA), foi selecionada para apresentar a sua experiência e bom trabalho na gestão coordenada em vários setores, incluindo a cultura e o património.

«Apresentar o trabalho da Eurociudade do Guadiana perante os académicos, os responsáveis ​​pela gestão da cultura a nível regional e os profissionais mais inovadores deste setor é de vital importância para a nossa entidade», diz Luís Romão.

«Pretendemos não só que o nosso esforço seja conhecido e divulgado, mas também estimular a curiosidade para que nos visitem e, claro, atrair talentos e emprego para o nosso território que ainda tem um elevado potencial de desenvolvimento, também nas indústrias culturais», conclui.

A Eurocidade do Guadiana está a implementar um projeto de valorização e organização do seu património cultural comum. É composta pelo município de Ayamonte, do lado espanhol, e pelos municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António, do lado português, tem a sua entidade jurídica própria como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, e constitui igualmente o I Laboratório de Governança Transfronteiriça do Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.

Esta partilha do património cultural material e imaterial vai resultar na criação do denominado Território Museu da Eurocidade do Guadiana e fará com que os recursos culturais dos três concelhos sejam reconhecidos e agrupados por itinerários e percursos temáticos, permitindo assim o seu conhecimento, fruição e exploração turística conjunta.

Ligado ao lançamento do Território Museu, está também a dinamização de uma agenda conjunta mensal de lazer e cultura e do programa semanal de rádio “Rádio Eurocidade”, que é transmitido tanto online como em frequência modulada e é responsável pela divulgação da iniciativas culturais do território e a produção de podcasts sobre episódios históricos que ligam os três municípios.

O Território Museu é uma ação incluída no projeto Euroguadiana 2020: Laboratório de Governação Transfronteiriça, cofinanciado pelos Fundos Feder da União Europeia através do programa Interreg-VA.

 

 

 



Comentários

pub