2098 pessoas já recuperaram da Covid-19 no Algarve [mapa interativo]

Casos ativos continuaram a subir

Um total de 2098 pessoas já recuperaram da Covid-19 no Algarve, desde o início da pandemia. Os dados foram hoje divulgados pela Comissão Distrital de Proteção Civil, que adiantou que nesta última semana houve mais 288 recuperados.

No entanto, o ritmo de subida dos novos casos foi ainda mais forte. Com base nos dados da Autoridade de Saúde Regional, anunciados no boletim semanal da Comissão Distrital de Proteção Civil, há agora 3300 casos acumulados na região algarvia, ou seja, mais 577 que há uma semana. Os óbitos também subiram, de 34 para 37.

Tudo isso faz com que os casos ativos tenham igualmente registado um acréscimo desde o dia 30 de Outubro: há 1165 casos, mais 286 nestes sete dias.

Ainda de acordo com os dados revelados esta sexta-feira, curiosamente, o número de doentes de Covid-19 internados nos hospitais algarvios até desceu, nesta semana, de 34 para 33. Quanto aos internados em Unidade de Cuidados Intensivos, a evolução foi em sentido inverso: eram 3, agora são 4.

Quem hoje acompanhou a divulgação dos dados da Direção-Geral de Saúde (DGS), terá notado uma grande discrepância entre esses números e os aqui revelados pela Autoridade de Saúde Regional, que são os que estão vertidos no nosso mapa interativo da Covid-19 no Algarve.

É que, se a DGS apontou para mais 156 casos hoje (o que até é um “recorde” para a região), a Autoridade regional fala apenas em 98 casos. Então o que é que se passa para haver esta diferença?

Para tentar responder, há que constatar que, no que diz respeito aos total de casos acumulados desde o início da pandemia, a divergência entre as duas entidades quase nem existe: a DGS totaliza 3285 casos, enquanto a Autoridade Regional soma 3300.

O Sul Informação tentou obter, junto da Delegada Regional de Saúde, uma resposta para os números diários divergentes, mas não foi possível em tempo útil. De qualquer modo, fonte da Administração Regional de Saúde admitiu que se trata de «acertos» de números.

De facto, comparando os dados de ambas as entidades, percebe-se que a DGS, durante esta última semana, anunciou pelo menos em dois dos dias um total de novos casos abaixo dos que eram reportados pela Autoridade Regional.

As situações mais flagrantes foram as de dia 4 de Novembro, quando a DGS apontou 81 novas infeções e ARS 105, e de 5 de Novembro, onde foram indicados 97 e 105 novos casos, respetivamente. Hoje, ao fim de mais uma semana, foi possível finalmente à DGS acertar os seus dados com os que são contabilizados na região.

 

Conheça todos os dados da região e por concelho, incluindo a evolução em 24 horas, no mapa interativo que acaba de ser atualizado com as novas informações recolhidas.

 

Clique aqui para ver o mapa interativo ampliado

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub