Startups “vendem” ideias inovadoras para o turismo a bordo de um barco

No dia 14, em Albufeira

50 empreendedores, em representação de 35 startups, vão tentar vender as suas ideias de negócio inovadoras, destinadas a tornar mais competitivo o turismo algarvio e do Baixo Alentejo, durante uma viagem de barco ao largo de Albufeira, no dia 14 de Outubro.

A bordo, além de três dezenas de investidores, parceiros e potenciais clientes, estará, igualmente, Rita Marques, a secretária de Estado do Turismo, que aproveitará para falar dos incentivos à entrada das startups no setor turístico.

Todos os participantes terão a oportunidade de apresentar os seus negócios, enquanto durar a viagem. Mais tarde, e já em terra, seis finalistas vão poder fazer pitches de três minutos, seguidos de três minutos para questões a colocar por parte dos membros do júri, que será composto por Roberto Antunes, do NEST – Centro de Inovação do Turismo, por João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras, por Isabel Neves, da BA Lisboa, por Cristina Salsinha, do Turismo de Portugal e por Pedro de Mello Breyner, da Portugal Ventures.

No final, serão entregues três prémios, o primeiro de 2 mil euros mais seis meses de incubação nos Territórios Criativos.

Tudo isto vai acontecer no âmbito da iniciativa de pitching e networking “Net Me Up”, promovida pelo Turismo de Portugal e pelos Territórios Criativos, em parceria com a AlgarExperience e a GEN Portugal, que visa «impulsionar a retoma do setor turístico na região tornando-o mais inovador e competitivo».

Com esta iniciativa, pretende-se «apoiar e alavancar empreendedores e startups ligadas ao turismo, preferencialmente instaladas no Baixo Alentejo e Algarve, ainda que o Net Me UP seja aberto a participantes de outras zonas do país, ligando-as a investidores, parceiros, mentores e potenciais clientes».

«A capacidade de inovação destas empresas é imprescindível para ajudar os negócios turísticos tradicionais a recriarem-se e a ultrapassarem as dificuldades criadas pela pandemia da Covid-19», acredita Luís Matos Martins, diretor executivo da Territórios Criativos, empresa de consultadoria e de apoio ao empreendedorismo que organiza o Net Me Up.

«Pedimos às startups que, nos projetos que vão apresentar, deem prioridade à sustentabilidade – nomeadamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – à digitalização e às experiências seamless, sem complicações. A entrada destas startups no turismo algarvio irá torná-lo mais resiliente, mais inovador e, por isso, mais competitivo no mercado europeu», acrescentou.

O mesmo responsável considerou importante a presença da secretária de Estado do Turismo, «devido à relevância das startups e do empreendedorismo como fontes de criação de emprego e de inovação nas atividades turísticas em Portugal».

O programa da iniciativa também inclui uma inspiring talk de Pedro Bacalhau, da AlgarExperience, a empresa a que pertence a embarcação onde decorre o evento, com o tema “Os Desafios de Empreender no Turismo”.

Entretanto, segundo a organização do evento, entre os parceiros confirmados para a 3ª edição do Net Me Up estão: Hortênsio Fernandes, da Yellow Fish Transfers; Sara Silva, da Comissão Vitivinícola do Algarve; Carolina Travassos, do IAPMEI; Hugo Batalha, da Trivalor; Francesco Berretini, da Algarve STP; Hernâni Sousa, especialista de Marketing; José Maia, da GMT Hospitality; Maria Loureiro de Lemos, da Eat.Drink.Discover; Hugo Barros, da UAlg; Aquiles Marreiros, daCCDR –Algarve;Ricardo Afonso, da Barraqueiro Transportes;André Leitão, da Frota Azul; Pedro Valadas Monteiro, da DRAPAlgarve; Ricardo Oliveirae Carlos Lopez-Cano Vieira, do ISMAT; e Ana Marques, da Rede Nacional de Incubadoras.

 



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