Gastão Elias e Nuno Borges estão nos quartos de final do M25 Vale do Lobo Open

Torneio decorre até domingo

Gastão Elias

Gastão Elias e Nuno Borges já estão nos quartos de final de singulares do Vale do Lobo Open, torneio internacional de 25 mil dólares que decorre até domingo, 1 de Novembro, na Vale do Lobo Tennis Academy, em Loulé.

O primeiro a seguir em frente foi Nuno Borges (458.º), que, no duelo inaugural da jornada no court principal, deu a volta a um primeiro set muito complicado e já liderava por 7-6(5) e 2-0 quando o adversário, Raul Brancaccio (390.º), desistiu lesionado na anca.

O jogador de 23 anos esteve em desvantagem desde o início (cedeu o serviço logo no segundo jogo e esteve a um ponto do duplo break) e teve de correr sempre atrás do prejuízo, mas a partir do momento em que salvou dois set points ao 3-5 o ascendente do encontro alterou-se e foi uma questão de tempo até Borges consumar a reviravolta.

Logo a seguir, no grande duelo do dia, Gastão Elias (441.º) foi autoritário do início ao fim e venceu o encontro 100% português com Tiago Cação (536.º) por 6-1 e 6-4, ao fim de apenas 1h23.

Se em termos competitivos o frente a frente foi uma novidade, Elias e Cação já tinham partilhado o court em inúmeras ocasiões nos últimos anos, a propósito de várias sessões de treino, e foi o lourinhanhense quem conseguiu tirar melhor partido disso: entrou de rompante no duelo e ganhou vantagem com um primeiro set praticamente perfeito, que o ajudou a reforçar o ascendente psicológico e tenístico para carimbar a vitória numa segunda partida que, apesar de menos folgada, nunca correu riscos de perder.

Nos quartos de final, Nuno Borges e Gastão Elias vão enfrentar, respetivamente, o francês Maxime Hamou (362.º) e o croata Viktor Galovic (277.º), primeiro cabeça de série.

 

Nuno Borges

 

Quem também voltou a vencer foi Chun Hsin Tseng. Campeão dos torneios juniores de Roland Garros e Wimbledon na temporada de 2018, que terminou como número um do mundo, o jogador do Taipé levou a melhor por 6-3 e 6-2 frente ao norte-americano Emilio Nava, outra ex-estrela do circuito mundial de sub 18, que na temporada passada jogou as finais do Australian Open e do US Open e chegou à quinta posição.

Terceiro cabeça de série em Vale do Lobo, onde chegou depois de jogar a final de um torneio M25 em Hamburgo, Chung vai medir forças com Pedro Cachin, argentino que ocupa o 375.º lugar na atualização mais recente do ranking ATP, mas que há cinco anos foi 166.º.

O outro encontro dos quartos de final vai opor o holandês Jesper De Jong (349.º) ao polaco Kacper Zuk, segundo cabeça de série e 285.º ATP.

Na variante de pares, a jornada também sorriu a portugueses: os campeões nacionais Nuno Borges e Francisco Cabral venceram um duelo entusiasmante contra o alemão Sebastian Fanselow e o brasileiro Wilson Leite (dois jogadores que estão a viver em Portugal e treinam na Lisbon Tennis Academy), por 7-6(6), 2-6 e 10-1 ao cabo de 1h41, e vão discutir o acesso à final com Raul Brancaccio/Mark Vervoort, italiano e holandês que são os segundos cabeças de série.

A outra meia-final vai colocar frente-a-frente Jesper De Jong/Jelle Sels e João Lucas Reis da Silva/Khumoyun Sultanov.

 



Comentários

pub