Artistas de Faro voltam a abrir os seus estúdios com atividades para toda a família

A iniciativa, de entrada livre durará até domingo, dia 18

A segunda edição dos Open Studios Faro arranca na próxima sexta-feira, 16 de Outubro, com atividades para toda a família em vários locais da cidade.

A iniciativa, de entrada livre e que durará até domingo, dia 18, propõe um roteiro por estúdios e ateliês de artistas locais, «numa rara oportunidade de conhecer tanto o seu trabalho artístico como o espaço de criação», diz a organização.

Com uma aposta «na pluralidade de expressões artísticas, o evento conta com um número significativo de novos participantes e experiências, incluindo um estúdio-barco na Ria Formosa e outro no jardim da Alameda».

São ao todo 16 locais e 29 artistas para conhecer e disfrutar. Em paralelo, há uma programação também gratuita (à exceção dos workshops), que inclui exposições, conversas com os criadores, residências artísticas, música ao vivo e happenings interativos.

A inauguração do evento acontecerá no dia 16, às 18h30, no espaço Quintalão na Cidade Velha, com a exposição “Blindfold Sessions – Dialogue at the Infinity”, de Filipe Paixão e Gustavo Jesus. No dia 17, às 10h00, a organização oferece uma visita guiada aos estúdios, na qual serão respeitadas as recomendações da DGS, incluindo a lotação limitada.

Neste sentido, a participação requer inscrição prévia através do e-mail: [email protected].

No sábado e domingo (17 e 18 de Outubro), das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, as visitas são livres e espontâneas, para convidar o público a construir a sua própria rota de descoberta. A nova POP UP Gallery Faro, na Rua do Prior, vai ser palco de várias exposições, happenings e workshops, para adultos e para a infância.

No dia 17, às 10h00, poderá aprender com Rachel Ramirez uma técnica de impressão centenária japonesa, gyotaku. No dia 18, à mesma hora, André da Loba trará “Zip, Zap, Srusshhh, Splap”, um workshop de ilustração para crianças dos 6 aos 10 anos.

Ainda no mesmo local podem ver-se as exposições “Vera, Seda, Cavalo, Vapor”, de André da Loba e “Open Room – Surivanoroc”, de Daniela
Mastrangelo. O happening interativo de Inês Barracha “Stamp & Spray – Arraiolos on the Wall!”, está marcado para dia 18, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

No Gimnásio Clube de Faro conversa-se sobre “(Sobre)vivência cultural – estratégias concertadas para o desenvolvimento da cultura em contingência”, com a presença de vários artistas, no dia 17 às 18h00.

Por último, mas não menos importante, o Open Studios Faro convida o público para a festa de encerramento com o concerto de META com início às 18h30 na ARCM.

 

 



Comentários

pub