O dia em que Marcelo plantou uma oliveira, jogou petanca e tirou poucas selfies

  «Diga lá qual é a pá que escolhe? A direita ou a esquerda? O senhor presidente é mais da […]

 

«Diga lá qual é a pá que escolhe? A direita ou a esquerda? O senhor presidente é mais da esquerda, eu é que sou da direita», dizia, com um sorriso que se adivinhava debaixo da máscara, o Presidente da República, quando, esta tarde, no Centro Escolar de Budens (Vila do Bispo), se preparava para acabar de plantar uma oliveira, a meias com o edil Adelino Soares.

Esta foi a 16ª e última visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Algarve, desde inícios de Julho, para ajudar a região, os seus autarcas e empresários a ultrapassar a crise mais negra que já viveram. O ciclo de deslocações presidenciais começou numa ponta do Algarve, em Vila Real de Santo António, e terminou hoje na outra, em Vila do Bispo.

Durante a tarde deste sábado, 17 de Outubro, o chefe de Estado, tendo o presidente da Câmara Adelino Soares como anfitrião, visitou detalhadamente o moderno Centro Escolar de Budens, onde assinou o livro de honra do município e depois sujou as mãos e os sapatos, de pá na mão, a tapar um buraco junto a uma oliveira acabada de plantar.

De seguida, Marcelo desceu a rua e foi visitar o Lar de Idosos de Budens, onde foi recebido por Armindo Vicente, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo. De uma varanda, o Presidente falou e acenou para os idosos, que estavam cá fora, no jardim da instituição, devidamente distanciados.

A comitiva rumou depois a Sagres, onde o chefe de Estado começou por visitar o Pavilhão Desportivo Municipal, que agora acolhe um hospital de campanha totalmente equipado e preparado a entrar em ação, se a pandemia se agravar. Depois, logo ao lado, no bonito edifício da antiga escola primária, inaugurou a nova sede do Clube Recreativo Infante de Sagres.

Do outro lado da rua, um grupo de portugueses e estrangeiros jogava petanca e o Presidente não resistiu. Foi até lá, sentou-se num muro a ver as jogadas, que comentava com o autarca Adelino Soares. No fim, pegou numa das bolas e também experimentou a sua habilidade.

Depois, antes de rumar a Vila do Bispo, onde, às 20h00, estava marcado o 16º e último jantar do Presidente da República com os presidentes das Câmaras do Algarve, Marcelo ainda foi até uma pastelaria do Largo da Mareta para lanchar.

Pelo meio de tudo isto, Marcelo Rebelo de Sousa conversou com crianças, tirou selfies e fotografias de pose, e distribuiu cotoveladas e palavras de simpatia a quem foi encontrando pelas ruas.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub