Presidente visita MAPS para lembrar aos portugueses que há cada vez mais sem-abrigo

Marcelo Rebelo de Sousa acabou por encontrar nas ruas de Faro um casal que foi parar à rua há pouco tempo, depois de perder o emprego e o alojamento, com o qual conversou

Marcelo Rebelo de Sousa em Faro a falar com casal de sem-abrigo – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Há cada vez mais pessoas sem-abrigo em Portugal, devido à «crise económica e social muito profunda» causada pela pandemia, e os portugueses não podem esquecer estes concidadãos.

Esta foi a mensagem que o Presidente da República quis deixar ontem em Faro, após uma visita ao MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida, uma instituição farense que, nos últimos meses, tem intensificado a resposta «a uma das realidades que às vezes se esquece em Portugal, mas que existe»: a dos sem-abrigo.

E se já antes da Covid-19, num período de crescimento da economia, havia pessoas a viver nas ruas, recentemente este número tem vindo a crescer.

«Com a atual crise, houve um aumento muito considerável de sem-abrigo, mais noutros centros metropolitanos urbanos [que não Faro], mas um pouco por todo o país», ilustrou Marcelo Rebelo de Sousa.

Nas ruas, vivem pessoas com diferentes histórias de vida, «umas vezes ligados à toxicodependência ou a doenças do foro psicológico, outras vezes, devido à crise económica  e financeira».

«O que está chegar à rua é gente nova, trabalhadores precários, vindos dos setores mais afetados, que, durante um tempo, foi o caso do setor da restauração e de alguns serviços, atividades que praticamente pararam», descreveu.

Mal sabia o Chefe de Estado que esta descrição que fez à saída da sede do MAPS, a meio da tarde, assentaria como uma luva a um casal com o qual a comitiva presidencial se cruzou, horas depois, na Rua de Santo António, na Baixa de Faro.

Estes dois novos sem-abrigo, ele com 38 anos, ela com 43, viram-se sem rendimento e sem alojamento depois do restaurante onde trabalhavam e residiam, em Monte Gordo, ter tido de fechar as portas.

Atualmente, são os bancos de jardim da rua das lojas do centro histórico farense que lhe servem de cama. As suas posses estão dentro de meia dúzia de sacos que mantêm junto a si.

 

Marcelo Rebelo de Sousa em Faro – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

Neste caso, a ajuda ficou prometida, tanto da parte do presidente da Câmara, que assegurou que iria alertar os serviços sociais da autarquia, como do Presidente da República, que encarregou a chefe da sua Casa Militar de ficar com os contactos do casal, para acompanhar, ele próprio, a situação.

Esta promessa de ajuda terá sido uma gota de água num oceano cada vez mais amplo. Daí o simbolismo da visita de ontem de Marcelo Rebelo de Sousa ao MAPS.

«Uma das respostas fundamentais está na sociedade e em associações como o MAPS, que, durante meses – o período crítico do estado de emergência e, depois, do estado de calamidade – serviram milhares e milhares de refeições, indo entregar muitas delas a quem não podia, não queria ou tinha vergonha de as ir buscar e recebendo quem as vinha cá buscar», disse o Chefe de Estado.

Desta forma, o Presidente Marcelo decidiu homenagear o MAPS, «uma instituição que foi particularmente importante neste período de pandemia, durante meses, e que será homenageada pelo município com uma medalha de municipal, segundo me  disseram».

«Quero, nesta instituição, agradecer a todas no país que estão a ajudar e vão ajudar, num período de desemprego, de lay-off e de crise em pequenas e médias empresas, porque aquilo que fazem é realmente insubstituível», acrescentou.

De caminho, o Presidente da República deixou um alerta: «Nós temos pela frente uma crise económica e social muito profunda. A pandemia não acabou e, portanto, para além de um problema que, infelizmente, existe sempre nas sociedades, ele está muito aumentado e continuará muito aumentado, com o desemprego, nos próximos tempos».

Na visita oficial que realizou ontem a Faro, o presidente esteve, também, no Museu Municipal de Faro, onde descerrou uma placa alusiva ao reconhecimento do mosaico romano do Deus Oceano como  Tesouro Nacional e recebeu a Chave de Honra da Cidade de Faro, aproveitando para apelar à solidariedade nacional em relação ao Algarve.

À noite, voltou a jantar com os presidentes da Câmara do Algarve, como tem sido habitual no final de cada visita realizada por Marcelo Rebelo de Sousa ao Algarve, no âmbito de um périplo que o levará a todos os municípios da região, antes do final do ano.

 

Fotos: Flávio Costa | Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub