Presidente Marcelo foi a Alcoutim por causa dos idosos, mas também dos jovens

Marcelo Rebelo de Sousa também esteve à conversa com Carlos Brito, que, como ele, fez parte da Assembleia Constituinte

 

Visitas a três lares de idosos, mas também a uma associação com muitos jovens desportistas, um bacalhau com natas «insonso, como deve ser», degustado em pé, um reencontro com um velho conhecido, do tempo da Constituinte, e selfies, muitas selfies.

O Presidente da República esteve este domingo em Alcoutim, para mais uma visita a um concelho do Algarve, no âmbito de um périplo que o Chefe de Estado está a realizar por todos os municípios da região.

Desta feita, a visita foi marcada por momentos de boa disposição e pelo entusiasmo dos utentes dos três lares que Marcelo Rebelo de Sousa visitou – e nem faltou um cartaz de boas vindas, empunhado por uma jovem alcouteneja de 92 anos.

O périplo do Presidente começou no lar de idosos de Martim Longo e continuou em Balurcos, na instituição de apoio à terceira idade ali existente.

Aqui, Marcelo Rebelo de Sousa não resistiu a provar o bacalhau com natas, a iguaria que estava na ementa do lar. Afinal, admitiu, este é o seu prato favorito. Além disso, foi gabado pelos responsáveis pelo lar.

O Chefe de Estado aceitou  o bacalhau com natas, mas fez questão que este lhe chegasse às mãos seguindo à risca todos os cuidados, para prevenir a propagação da Covid-19, num local onde a atenção deve ser redobrada.

Assim, foi com um par de luvas calçadas e muito desinfetante que o Presidente da República aguardou que um funcionário do lar colocasse o prato em cima de uma cadeira, para depois o ir buscar.

«Hum, está bastante insonso, tem muito pouco sal, como tem de ser», comentou.

Já em Alcoutim, no Lar e Centro de Dia da vila, Marcelo Rebelo de Sousa teve direito a cartaz de boas-vindas e a uma longa conversa com alguns dos idosos residentes.

E, apesar de a desertificação e de o envelhecimento da população serem uma (infeliz) marca de Alcoutim, também há jovens e que se destacam no desporto.

É o caso dos canoístas do Grupo Desportivo de Alcoutim, entre eles um campeão nacional, com os quais o Presidente fez questão de tirar várias selfies.

Antes do jantar com os presidentes de Câmara algarvios, Marcelo Rebelo de Sousa reencontrou o alcoutenejo Carlos Brito, com o qual privou de perto enquanto membro da Assembleia Constituinte, no pós-25 de Abril.

E, apesar da cor política diferente e das distâncias ideológicas – Carlos Brito é um histórico do PCP, Marcelo é do PSD, partido do qual foi presidente -, foi com sorrisos no rosto que os velhos conhecidos recordaram as peripécias então vividas.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub