Ministra inaugurou troço renovado da Avenida da Liberdade em São Brás

Este foi «um momento pleno de significado para a comunidade são-brasense»

A obra de requalificação do 1º troço da Avenida da Liberdade, em São Brás de Alportel, foi inaugurada esta quinta-feira, 10 de Setembro, por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. 

Este foi «um momento pleno de significado para a comunidade são-brasense», diz a Câmara de São Brás.

A obra, de resto, «faz parte de uma estratégia global, que temos vindo a colocar em prática no município, para um concelho cada vez mais moderno, mais seguro, melhor ordenado, com mais qualidade de vida para todos, com mais dinâmica económica e atratividade turística», afirmou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, na sua intervenção na cerimónia inaugural.

«Estamos a prosseguir esta estratégia com a intervenção que está em curso no Troço Central da Avenida e que permitirá continuar o circuito acessível, que muito em breve ligará o centro histórico à zona mais a norte da nossa Vila, o passado ao futuro», acrescentou.

«Coesão territorial é o que estamos a fazer hoje», vincou, por sua vez, a ministra Ana Abrunhosa explicando que o seu Ministério, ainda que jovem, abraçou um desafio difícil que passa por garantir que o desenvolvimento seja usufruído por todos e em qualquer ponto do país.

Após ter realizado uma visita aos restantes espaços requalificados, ao abrigo deste plano de regeneração urbana, Ana Abrunhosa referiu que «esta obra moderna soube preservar a identidade do território, a história, a cultura e até os materiais da terra».

«Há quem ache que a obra não é qualidade de vida, mas a obra em São Brás de Alportel significa isto», disse dirigindo-se a todos os presentes.

 

 

O projeto, da autoria da arquiteta paisagista Amélia Santos, procurou harmonizar a circulação de duas faixas de rodagem com a circulação pedonal, mediante passeios mais largos e acessíveis, ao mesmo tempo que privilegia a segurança rodoviária e valoriza o património.

Os passeios, agora acessíveis para todos, têm na sua calçada elementos decorativos floridos que são uma homenagem às tradições do concelho e à festa maior da terra: a tradição da Procissão da Aleluia que anualmente, na manhã do domingo de Páscoa, percorre esta avenida.

O projeto privilegiou a utilização de materiais provenientes da região do Algarve e apostou na plantação de árvores dotando esta área de mais espaços verdes. A intervenção integrou ainda a introdução de mobiliário urbano, a substituição dos candeeiros existentes e a renovação das condutas de abastecimento de água e da rede de águas pluviais, entre outros trabalhos.

«A concretização desta obra veio concluir o projeto global de requalificação do Largo de São Sebastião e ruas adjacentes, que permitiu valorizar o centro e eixo principal do Centro Histórico, num investimento crucial na renovação da imagem urbana, na qualidade de vida e na atratividade do concelho», explica a Câmara de São Brás.

A obra de requalificação do 1.º troço da Av. da Liberdade manteve os objetivos principais desta intervenção: melhorar a segurança rodoviária, a mobilidade e as acessibilidades, conquistando mais uma etapa do Plano “São Brás Acessível para Todos”, imprimir o espaço público de melhor qualidade ambiental, com mais espaços verdes, com predominância de espaço para as pessoas e ao mesmo tempo, valorizar o património material e imaterial.

 

 

Com recursos endógenos, como a pedra do Barrocal, «este projeto veio eternizar, em calçada artística, o bonito tapete de flores da Procissão de Aleluia, que agora todo o ano pode ser visitado e usado por quem vive e visita o concelho».

Este foi um investimento municipal de cerca de 258 mil, acrescidos de IVA, concretizado pela empresa Martins Gago & Filhos, Lda. Uma parte significativa desta obra está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do Centro Histórico de São Brás de Alportel, sendo objeto de uma candidatura com financiamento a 65% pela União Europeia.

A obra foi a terceira e última fase de um projeto global que teve o seu início com a requalificação do Largo de São Sebastião e que incidiu também sobre a Rua Gago Coutinho.

 

 



Comentários

pub