Marcelo diz que números da Covid-19 em Portugal «dão pé» à manutenção no corredor aéreo

«Temos de fazer o possível, tudo o que depender de nós, para que não mude» a  inclusão na lista de países seguros, avisou o Presidente da República

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

A situação epidemiológica em Portugal «tem altos e baixos, mas que dá pé, em termos de estabilidade, para continuar a abertura de corredores» aéreos, afirmou o Presidente da República hoje, sexta-feira, em Castro Marim.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que «o Algarve teve ontem uma boa notícia, superando aquilo que alguns temiam relativamente a uma parte importante do turismo, o mercado britânico», mas avisou que isso não significa que se possa baixar os braços.

«Tudo na vida pode mudar. Até porque a decisão não é de Portugal, é de outro país, por muitos esforços, e positivos, que a diplomacia tenha vindo a fazer permanentemente. Há que fazer aqui o elogio à diplomacia portuguesa que tem feito o que pode e o que não pode nesse sentido – e não é só no Reino Unido, é em toda a parte», disse.

«Temos de fazer o possível, tudo o que depender de nós, para que não mude» a  inclusão na lista de países seguros, acrescentou o Chefe-de-Estado.

«Também depende muito da maneira como a sociedade for vivendo este equilíbrio entre dramatizar em excesso e desdramatizar em excesso, de modo a que a realidade e os números facilitem».

 

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

A manutenção de Portugal na lista de destinos seguros, que não obrigam a quarentena a quem deles voar para o Reino Unido, é «um desafio», que Portugal, está a viver «semana a semana, quinzena a quinzena, mês a mês».

«É bom que isto esteja a acontecer. Há pouco, no Aeroporto de Faro, alguém me chamava a atenção para um avião que chegou hoje da Holanda completamente cheio, com 350 pessoas a bordo. E a estupefação vinha do facto de não ser muito habitual, nos últimos meses, que isto aconteça. Nos últimos meses, os aviões ou não chegavam ou chegavam com 10, 20 ou 30 passageiros. Chegar um avião da Holanda com 350 passageiros foi uma festa. Imagine-se…».

«São estas pequenas festas que, no futuro, somadas, constituirão o caminho de arranque para o turismo no Algarve e em todo o país», acredita Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República falou, ainda, «do desafio que tem motivado encontros como o que teremos daqui a pouco com os presidentes das Câmaras de todo o Algarve: o de não perder esta velocidade adquirida, semana após semana, no turismo espanhol, no turismo britânico, no turismo português – que está a fazer marcações para Setembro e Outubro – e de outras origens».

 

Foto: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

Na sua visita ao concelho de Castro Marim, Marcelo Rebelo de Sousa esteve à porta do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia castromarinense, para um banho de selfies à distância e separadas por vidro, privilegiando sempre as regras de segurança.

O Chefe-de-Estado também esteve junto ao edifício onde irá nascer o primeiro lar no Algarve destinado, exclusivamente, a doentes com Alzheimer, uma resposta social que, segundo Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, terá capacidade para 40 pessoas.

 

Fotos: Hugo Rodrigues|Sul Informação

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub