Canoagem junta-se à vela como modalidade de desporto escolar em Lagos

Câmara de Lagos vai investir na aquisição de caiaques, para os colocar ao serviço do desporto escolar

A Câmara de Lagos vai renovar o apoio ao Centro de Formação Desportiva de Vela (CFD) do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, que funciona no âmbito do Desporto Escolar, e financiar a aquisição de caiaques, de modo a diversificar as atividades proporcionadas aos alunos.

Ao todo, serão canalizados 2600 euros para este centro, criado ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Lagos, o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas e o Clube de Vela de Lagos e que funciona há cinco anos.

A verba será aplicada «na aquisição de cinco caiaques individuais e respetivas pagaias».

«Estes equipamentos irão permitir diversificar o tipo de atividades praticadas pelos alunos, proporcionando-lhes igualmente uma sensibilização à prática da canoagem, alternativa especialmente interessante em dias de pouco vento em que a prática da vela se torna mais difícil», explicou a Câmara de Lagos.

«Para além do enriquecimento dos alunos ao nível das atividades de contacto com o mar e com a natureza, esta diversificação de atividades visa igualmente dar resposta e adaptar o projeto às novas regras de higiene e segurança impostas pela pandemia», acrescentou a autarquia.

No ano letivo passado, participaram neste projeto «289 alunos do 4º ano (1º Ciclo) das escolas públicas de ambos os agrupamentos escolares do concelho».

«Ao nível das atividades regulares, o Centro de Formação Desportiva de Vela acompanhou semanalmente equipas constituídas por um total de 27 alunos do 5º ao 11º ano», acrescentou a Câmara de Lagos.

Este apoio ao CFD de Vela,« apesar de não ser competência direta do município, enquadra-se no âmbito do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, o qual aposta na consolidação e reforço de parcerias entre a autarquia, escolas, clubes e empresas, visando a promoção e desenvolvimento de modalidades cuja prática se efetue ao ar livre (mar e campo), em contacto direto com a natureza e aproveitando as excelentes condições do concelho».

 



Comentários

pub