Almargem sensibiliza para a boa gestão da água com “#AÚltimaGota_Algarve”

Campanha prolonga-se até 30 de Novembro

Sensibilizar os algarvios para uma boa gestão da água é o objetivo da campanha #AÚltimaGota_Algarve, promovida pela Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, que foi submetida ao Fundo Ambiental, no âmbito do programa “ENEA 2020 – Produção e consumo sustentáveis.

Esta campanha tem vindo a ser desenvolvida pela Almargem desde Fevereiro e tem «o objetivo de informar e sensibilizar o público geral para uma mudança de atitudes e comportamentos na gestão da água, recurso precioso e esgotável.»

A Almargem, «preocupada com a situação em que a região do Algarve se encontra, estando exposta a um conjunto de vulnerabilidades climáticas que potenciam a atual crise hidrológica», formou, em Janeiro, «um grupo de trabalho composto por sócios, voluntários de diferentes áreas, com interesse e conhecimento nas temáticas do uso de água, agricultura, reutilização de águas residuais e intervenção ambiental e cívica».

Agora, explica a associação, «a aprovação desta candidatura irá permitir levar esta campanha a uma nova dimensão, baseada numa estratégia regional de Educação Ambiental que irá abranger os 16 municípios do Algarve».

Para o público, revela a Almargem, «serão promovidas várias ações de informação, como a realização de dois webinars, com oradores convidados de áreas especializadas, um deles com o objetivo de desmistificar o uso das águas residuais e de aumentar a confiança na utilização deste recurso, e outro em que se propõe um debate sobre o passado, o presente e o futuro da água e da paisagem Mediterrânica no Algarve».

Será ainda desenvolvida uma ação de capacitação, composta por vários módulos, com a temática “Cada gota conta”, «com o objetivo de contribuir para a implementação do Decreto-lei nº 119/2019 de 21 de agosto que regulamenta a Água para Reutilização (ApR)».

Segundo a Almargem, «pretende-se que os participantes possam ficar capacitados para proceder ao licenciamento de uma ApR e conhecer os vários modelos de tratamento de águas residuais».

Para sensibilizar para «uma mudança comportamental, perante o consumo desenfreado de água a que assistimos atualmente», será também lançada uma curta-metragem de animação e promovida uma exposição itinerante.

Esta exposição, segundo a Almargem, «irá proporcionar ao visitante uma experiência interativa, levando-o a conhecer informações sobre o consumo de água no mundo, em Portugal e no Algarve, afunilando esta abordagem para áreas diversas como o setor doméstico, a agricultura, os campos de golfe e o turismo».

Haverá ainda um jogo online em formato de quiz que ficará alojado no website já existente da Almargem e que irá testar os conhecimentos dos participantes.

Este quiz será também divulgado junto do público-escolar, «fomentando o seu uso como uma ferramenta para os alunos e professores do 1º ciclo de escolaridade, na temática da água, procurando informar e sensibilizar de uma forma “leve”, lúdica e didática».

O público-escolar da região «será envolvido em mais algumas ações, mas em formatos adaptados à realidade atual de situação de pandemia pela Covid-19, privilegiando assim os canais online», acrescenta a Almargem.

Ainda, «com o objetivo de disponibilizar e simplificar a informação para toda a população», será elaborado um “Guia Digital – Dicas de poupança de água e descodificador de políticas ambientais”, que pretende «incentivar a adoção e alteração de comportamentos que levem ao uso eficiente e à poupança de água, despertando ou aumentando a sua consciência ambiental».

Para este fim, serão utilizadas «muitas das dicas já divulgadas pela Almargem ao longo deste ano, sob a forma de “Desafios”, na página de Facebook da associação».

As ações previstas na candidatura “#AÚltimaGota_Algarve” serão desenvolvidas até 30 de Novembro.

A Almargem «pretende dar continuidade ao trabalho nesta temática, aproveitando os recursos que serão criados neste âmbito para a disseminação de informação, chegando a um maior número de pessoas, e prosseguindo também com os esforços que tem vindo a desenvolver para reunir com as diferentes entidades com poder de decisão e gestão da água na região».

 



Comentários

pub