Alcoutim paga transportes escolares e dá apoio monetário aos alunos do concelho

Alcoutim aprovou medidas de apoio aos alunos e à famílias neste início de ano escolar

Transporte escolar gratuito para os alunos que frequentam escolas em concelhos vizinhos e apoios individuais aos alunos do ensino básico são algumas das medidas que a Câmara de Alcoutim tomou, para apoiar as famílias, este ano letivo.

O executivo camarário alcoutenejo aprovou «uma proposta de isenção de pagamento de transportes escolares para as escolas secundárias de Tavira, Vila Real de Santo António, Mértola, Alsud e Escola Hoteleira de Vila Real de Santo António, para o ano letivo 2020/2021».

Também foi, segundo a Câmara de Alcoutim, «organizado um plano de transporte escolar, conjugando e complementando a rede de transportes públicos, de acordo com a procura efetivamente verificada em cada ano letivo».

Assim, «ficou definido que o município transportará gratuitamente todas as crianças do 1º, 2º e 3º ciclos e suportará a totalidade do valor dos passes requeridos no município pelos alunos do ensino secundário e ensino profissional que venham a frequentar escolas fora do concelho de Alcoutim».

«O plano de transporte prevê 8 circuitos para o ensino pré-escolar e básico que totalizam 711 quilómetros/dia» e terá um custo de cerca de cerca de 125 mil euros, revelou a autarquia alcouteneja.

Para o ensino secundário estão previstos também 8 circuitos. Quatro deles são efetuados em viaturas da autarquia, «que totalizam 275 quilómetros/dia» e custraão por ano cerca de 46 mil euros.

Os restantes quatro circuitos são efetuados por carreiras de transportes públicos da E.V.A. – Transportes, S.A. e têm por destino as Escolas Secundárias de Mértola, Tavira e Vila Real de Santo António, «estando previsto um custo total/ano de 38,7 mil euros».

Além de custear o transporte, a Câmara de Alcoutim vai dar «apoios económicos a titulo individual no valor de 90 euros a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, no valor de 100 euros a todos os alunos que frequentam o ensino secundário e ensino profissional e no valor de 300 euros a todos os alunos que frequentam um CET (Curso de Especialização Tecnológica) ou um CTSP (Curso Técnico Superior Profissional)».

«A título coletivo, foi aprovada a atribuição de um auxilio económico no valor de 1000 euros a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo», revelou a Câmara.

Na mesma proposta, «e considerando as características socioeconómicas do concelho, que evidenciam o baixo poder de compra das famílias residentes, foi aprovada, em matéria de alimentação, o pagamento do valor relativo ao almoço a todas as crianças a frequentar os infantários e as escolas do concelho que frequentam o berçário, creche, pré-escolar, ATL, 1º, 2º e 3º ciclos».

Os almoços das crianças que frequentam o berçário, creche, pré-escolar e ATL «prolonga-se ao período das férias letivas». No caso dos alunos do 1º ao 9º ano, «será pago o valor não comparticipado pelo Ministério da Educação».

A Câmara de Alcoutim anunciou ainda que vai abrir concurso para a atribuição de 40 bolsas de estudo “Dr. João Dias”, «com o valor mensal de 100 euros, a atribuir durante um período de dez meses (Outubro a Julho)».

Este apoio «destina-se aos alunos residentes no Concelho que frequentam cursos do ensino superior, licenciatura ou mestrado, em estabelecimentos públicos ou privados, no ano letivo 2020/2021».

Para se candidatarem os alunos deverão subscrever uma ficha individual de candidatura (fornecido pelos serviços autárquicos ou disponível para download no site do Município) e acompanhá-la dos documentos definidos no respetivo Regulamento.

Informações adicionais deverão ser recolhidas junto do Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação, Largo de São Salvador – Urbanização Vila Rio, 8970-057 Alcoutim, todos os dias úteis, das 08h30 às 15h00, ou através do telefone 281 540 500 ou endereço de correio eletrónico [email protected].

 



Comentários

pub