Projetos de reabilitação urbana de Messines e Alcantarilha em consulta pública

Consulta pública decorre até ao dia 25 de Setembro

Vão estar em consulta pública até ao dia 25 de Setembro os projetos de Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de São Bartolomeu de Messines e de Alcantarilha, que incluem os projetos dos regulamentos dos programas municipais de apoio à reabilitação urbana naqueles aglomerados urbanos.

Este processo «desenvolve-se no âmbito da criação das Áreas de Reabilitação Urbana de Alcantarilha (ARU) e de São Bartolomeu de Messines, e decorre da aprovação pela Câmara Municipal de Silves, em 27 de Julho de 2020, das propostas de Operação de Reabilitação Urbana destas localidades. A operacionalização destas medidas e ações previstas nas ARU, integra, de entre outros benefícios e apoios, o Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e o Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE), cuja regulamentação é agora submetida a discussão pública», segundo a Câmara de Silves.

Os interessados podem encontrar a informação detalhada sobre o processo em São Bartolomeu de Messines aqui. Já os detalhes do ORU de Alcantarilha, podem ser consultados neste link.

A Câmara de Silves salienta que «este importante instrumento assume-se como um mecanismo para estimular a mudança do paradigma da nova construção para o da regeneração e reabilitação urbana. Pretende-se, deste modo, valorizar o espaço urbano e o seu património edificado, ao mesmo tempo que se revitaliza o tecido económico e social».

«Neste contexto, a estratégia municipal de intervenção nas ARUs de Alcantarilha e de São Bartolomeu de Messines concretiza um compromisso para com a competitividade e atratividade do território para pessoas e atividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade, articulando e reconhecendo a diversidade patrimonial, concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado, inclusivo de justiça e coesão social», concluiu a autarquia silvense.

Para qualquer esclarecimento relativo a esta matéria, os interessados poderão conctatar o sector de Ordenamento do Território da Câmara Municipal de Silves através do telefone 282 440 825 ou do email [email protected].

 

 



Comentários

pub