7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa abre em Ferragudo com o Ensemble Med

Três dos oito espetáculos têm entrada gratuita

Um concerto de Francisco Morais Franco e do Ensemble Med, na Igreja de Ferragudo, abre, no próximo dia 12 de Setembro, o 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, que se prolonga até 1 de Outubro.

O Ensemble Med, [med: mediterrâneo/medieval] nasceu em Abril de 2012 no seio do Departamento de Música Antiga da Hogeschool voor de Kunsten Utrecht, e propõe um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz mediterrânica, procurando evidenciar a riqueza cultural desta região de uma forma historicamente informada, tanto na música escrita como na tradição oral.

É constituído por Daniela Tomaz, na direção artística, flautas históricas, Mariana Fabião, na voz, Sérgio Calisto, na nyckelharpa e moraharpa, e ainda Rui Silva, na percussão histórica e adufe. Sem dúvida uma boa forma de dar início à 7ª edição deste festival, que já vai muito para além da guitarra que lhe dá nome.

«O festival, enquadrado na temática que o Município valoriza como estratégica para os próximos anos “Lagoa, Cidade Sustentável”», tem este ano a singularidade de celebrar os 500 Anos do lugar de Ferragudo, razão pela qual o concerto de abertura tem lugar nesta vila.

«Procuramos, em 2020, que a programação dos 13 concertos se realizasse, à semelhança dos anos anteriores, em locais distintos do concelho, valorizando, assim, o património artístico e cultural de Lagoa, bem como oferecendo diferentes propostas temáticas», salienta a Câmara Municipal lagoense.

A programação prossegue, no dia 13, na Igreja de Estômbar, com a atuação de Ricardo Leitão Pedro e do Castra Leuca Trio, uma formação de “world music” que se dedica sobretudo ao folclore tradicional ibero-americano.

No fim de semana seguinte, a 19 de Setembro, será a vez de o auditório ao ar livre do Parque Municipal das Fontes de Estômbar acolher o concerto de 5EX Band e dos Galandum Galundaina, o grupo de música tradicional mirandesa que já conquistou a Europa com as suas sonoridades, garantidas pelos instrumentos usados, réplicas de outros muito antigos.

A Igreja de Porches recebe, no dia 20, o Grupo de Solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.

A 25 de Setembro, no Centro Cultural do Convento de S. José, atuará o Aïghetta Quartet, formado em 1979 em Monte Carlo e tendo feito a sua primeira apresentação em público em 1980.

Contudo, a sua carreira como grupo internacional só aconteceu em 1982 com a apresentação do Concerto Andaluz de Joaquin Rodrigo, na Orquestra Filarmônica de Monte Carlo. Seguiram-se Espanha, Bélgica, Inglaterra, Itália, República Checa, Suíça, Eslovénia, Macedónia, Hungria, Áustria e República Federal Alemã, além de inúmeras transmissões na televisão e rádio.

O Aïghetta Quartett gravou vários CDs, entre os quais uma homenagem a Bill Evans com o guitarrista de jazz John McLaughlin (Time Remembered), as obras para o quarteto de guitarras de Anthony Burgess e um álbum dedicado às suas próprias composições: “Mundo acústico”.

O Quarteto Aïghetta, que agora chega a Lagoa, já passou pelas mais prestigiadas salas de concerto como La Fenice em Veneza, o Palau de la Musica Catalana em Barcelona, Salle Garnier em Monte Carlo, Gasteig em Munique, Brücknerhaus em Linz, Wigmore Hall em Londres, Castelo Mirabell em Salzburgo, Teatro Ghione em Roma, Teatro Ghione em Roma, Festival de Verão Ohrid (Macedónia).

No dia 26, no anfiteatro de Carvoeiro, ao ar livre, junto à capela e à fortaleza de Nossa Senhora da Encarnação, apresentam-se o Valencia Guitar Duo e o projeto Ó Chibinha, dedicado à música folk, música que serve como suporte a danças tradicionais de vários recantos da Europa .

No dia 27, será a vez de voltar ao Sítio das Fontes, para um concerto de Miguel Amaral & Yuri Reis, seguidos do quarteto do famoso intérprete de flamenco Jesús Guerrero.

A fechar a programação deste 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, a 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, irá ser interpretado o Concerto Andaluz de Joaquin Rodrigo, pelo Quarteto de Guitarras Concordis e a Orquestra Bontempo, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa.

Todos os espetáculos se realizam às 17h30, exceto o do dia 1 de Outubro, que está marcado para as 19 horas.

Eudoro Grade, diretor artístico do festival, salienta que «a intenção da Direção Artística do 7º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa é proporcionar valor cultural de qualidade no instante oferecido em cada concerto, recolhendo, na intimidade de cada um, momentos de Esperança fundamentais à sustentabilidade do nosso viver».

Os concertos nas igrejas de Ferragudo, Estômbar e Porches são gratuitos, embora sujeitos ao levantamento de ingresso, por questões de segurança. Para os restantes, os bilhetes já estão disponíveis e podem ser adquiridos online clicando aqui.

A organização, a cargo do Município de Lagoa, garante que «os espetáculos realizam-se cumprindo com todas as normas de segurança e higiene, em recintos ao ar livre, ainda que delimitados, de acordo com as normas da DGS e planos de contingência criados para o efeito».

É ainda obrigatório o uso de máscara e o cumprimento das regras de segurança definidas para os diversos espetáculos.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub