365 Algarve leva Piquenique de Charme a Santo Estêvão e Street Art a Lagos

Propostas para este sábado do 365 Algarve

O Piquenique de Charme do Festival da Comida Esquecida ruma, no sábado, a Santo Estêvão, em Tavira. A iniciativa, que se estreou, este ano, no 365 Algarve, propõe aos participantes piqueniques inspirados nos anos 30 e 40. Sábado será também o dia de mais uma sessão do Street Art Lab, em Lagos, e de mais uma viagem (A)Prender-me no Algarve, desta vez com início no Jardim Municipal de Algoz, às 18h00.

Começando por Santo Estêvão, «a experiência do Piquenique de Charme inclui uma refeição cheia de aromas de outros tempos, com produtos locais e surpresas gastronómicas, algumas de difícil acesso ou esquecidas da nossa mesa».

Segundo o programa 365 Algarve «o instrumento simbólico do Algarve – O Acordeão – será também protagonista com uma atuação durante o piquenique, como se fazia em outros tempos, e dando mais animação a estes fins de tarde campestres».

O Chef explicará a ementa da refeição, assim como os produtos locais e tradicionais que foram utilizados na sua confeção. Todas as explicações irão ser traduzidas para inglês por um Mestre de Cerimónias que estará presente em todas a ações, disponível para esclarecer todos os participantes estrangeiros e nacionais em caso de dúvidas.

Já o Street Art Lab, em Lagos, desenvolve-se a partir da antiga cadeia, «um emblemático edifício histórico que é hoje um espaço cultural e dedicado à experimentação artística». É aqui que «tem início uma viagem de descoberta da arte urbana da cidade».

«Através de uma visita guiada a obras de alguns dos artistas mais representativos do panorama contemporâneo da arte urbana, o participante é desafiado a conhecer os murais desta cidade-tela, ao mesmo tempo que contacta com outras características que dão a Lagos a sua importância cultural, histórica e artística».

O programa deste sábado integra atividades de experimentação e criação, orientadas por um artista convidado e são disponibilizados materiais como stencil, tintas, spray, papel, entre outros. No final, o participante fica com o trabalho criativo que realizou.

A outra proposta para este sábado do 365 Algarve, em Algoz, (A) Prender-me no Algarve, «é uma viagem no tempo revisitar o Algarve de outrora, falando sobre o património, os costumes, as tradições e musicalidades que o construíram».

No dia 29 de Agosto, o espetáculo inicia-se com uma visita encenada aos respetivos locais, e a partir dali decorre a apresentação da história do Algarve, das suas gentes e das suas tradições. A viagem no tempo é intervalada com canções dos velhos tempos e uma oficina de artesanato.

 



Comentários

pub