Temperaturas podem atingir mais de 40ºC no interior do Alentejo e 37ºC no Algarve

Semana de sol e calor

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O tempo quente vai manter-se ao longo desta semana, com uma ligeira descida de temperatura nos dias 7 e 8 e uma subida gradual a partir de dia 9, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os valores mais elevados de temperatura deverão ser atingidos esta segunda-feira, dia 6, quando a temperatura máxima irá variar entre 30 e 34°C na generalidade do território, com valores ligeiramente inferiores junto à faixa costeira (entre 28 e 30°C) e entre 34 a 39°C nas regiões do interior.

Em alguns locais, como por exemplo, no Nordeste Transmontano, vale do Douro, vale do Tejo e no interior do Alentejo, os valores da temperatura máxima podem mesmo aproximar-se de 40 a 42°C.

Nas noites de segunda para terça-feira e de terça para quarta-feira, prevê-se uma descida da temperatura mínima, devendo subir novamente na noite de quinta para sexta-feira.

O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando do quadrante norte, sendo por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, soprando temporariamente do quadrante oeste nos dias 7 e 8.

O site Meteofontes prevê, para hoje, segunda-feira, céu geralmente pouco nublado ou limpo, apenas com algumas nuvens ou neblinas matinais no Litoral Oeste. O vento estará Moderado a Forte de NW.

As temperaturas máximas irão rondar os 37ºC no interior do Algarve e 30ºC junto ao litoral Sul, 42ºC no interior do Alentejo, 39ºC no Vale do Tejo, 28ºC no Litoral Norte e 34ºC no interior Norte e 37ºC no interior Centro.

A ondulação será de Sueste com 1 metro na costa Sul e rodando para Sudoeste (SW) durante a tarde, e de Noroeste (NW) com a 1,5  a 2 metros na costa Ocidental.

Amanhã, o céu estará geralmente pouco nublado ou limpo, com algumas nuvens ou neblinas matinais no Litoral Oeste.

O vento será Moderado a Forte de Oeste, rodando para Leste durante a tarde.

As temperaturas máximas irão rondar os 37ºC no interior do Algarve e 28ºC junto ao litoral Sul, 40ºC no Alentejo, 38ºC no Vale do Tejo, 24ºC no Litoral Norte e 35ºC no interior Norte e 34ºC no interior Centro.

A ondulação será de SW com 1m na costa Sul e de NW com a 1,5m a 2m na costa Ocidental.

Na quarta-feira, ainda segundo o Meteofontes, o céu estará geralmente pouco nublado ou limpo, apenas com algumas nuvens ou neblinas matinais no Litoral Oeste.

Há a possibilidade de aumento da nebulosidade durante a tarde no interior Norte e Centro, onde poderão ocorrer alguns aguaceiros e trovoadas pontuais.

O vento estará Moderado a Forte de Oeste, podendo soprar de Leste no Norte e Centro durante a tarde.

As temperaturas máximas irão rondar os 35ºC no interior do Algarve e 30ºC junto ao litoral Sul, 36ºC no interior do Alentejo, 33ºC no Vale do Tejo, 24ºC no Litoral Norte e 36ºC no interior Norte e 32ºC no interior Centro.

Mantém-se a ondulação será de sudoeste com 1 a 2m na costa Sul e de NW com a 1,5m a 2m na costa Ocidental.

Na quinta-feira, o céu estará geralmente pouco nublado ou limpo, apenas com algumas nuvens ou neblinas matinais no Litoral Oeste.

Há também a possibilidade de aumento da nebulosidade durante a tarde no interior Norte e Centro, onde poderão ocorrer alguns aguaceiros e trovoadas pontuais. O vento será Moderado a Forte de Norte.

As temperaturas máximas irão rondar os 33ºC no interior do Algarve e 30ºC junto ao litoral Sul, 33ºC no interior do Alentejo, 33ºC no Vale do Tejo, 23ºC no Litoral Norte e 34ºC no interior Norte e 32ºC no interior Centro.

A ondulação será de SW inferior a 1m na costa Sul e de NW com a 1,5m a 2m na costa Ocidental.

Segundo o IPMA, estas temperaturas elevadas devem-se à advecção de uma massa de ar quente e seco proveniente do norte de África, associada a um fluxo de leste sobre a Península Ibérica, na circulação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de uma depressão centrada no interior da Península.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub