Lares de Sagres e Budens levantam suspensão das visitas aos idosos

Visitas tinham sido suspensas em meados de Junho, como forma de prevenção

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo informou hoje, em comunicado publicado nas redes sociais, que vão ser retomadas as visitas aos lares de idosos de Budens e de Sagres já a partir de segunda-feira, dia 6 de Julho.

Segundo Armindo Vicente, provedor da Misericórdia de Vila do Bispo, a decisão foi tomada «em coordenação com o Delegado de Saúde Pública de Vila do Bispo, Dr. Luís Cadinha, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila do Bispo, o Instituto da Segurança Social, a Autoridade de Saúde da Região Algarve e o Secretariado Regional das Misericórdias do Distrito de Faro».

As regras são as mesmas que já vigoravam antes de ter sido suspensas as visitas, como medida de prevenção, a 17 de Junho, na sequência do surto de Covid-19 em Lagos, afetando os concelhos vizinhos.

A Santa Casa lembra que «continua a ser necessária a marcação da visita devido à limitação de 5 visitas por dia e por equipamento» e que o horário das visitas será entre as 14h00 e as 16h30 com duração de 30 minutos, apenas durante os dias de semana.

Por outro lado, os familiares não poderão entregar bens ou alimentos diretamente aos idosos, estando ainda proibidas as visitas ou abordagens aos utentes fora destes períodos ou sem o acompanhamento e conhecimento da instituição.

Além disso, durante as visitas, os familiares/visitantes terão de ter em uso os equipamentos de proteção individual, enquanto os espaços de visitas são indicados pela instituição.
Para garantir a segurança de todos, antes e depois de todas as visitas, os espaços são desinfetados e é efetuado um registo.

No caso de, após uma visita, alguém revelar sintomas, a SCM de Vila do Bispo pede «a diligência de comunicação imediata aos técnicos responsáveis pelas visitas».

A instituição compromete-se igualmente «a acompanhar com muita atenção o cenário epidemiológico e a reforçar ou aliviar as medidas sobre as visitas aos utentes mediante a articulação com as entidades».

A Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo acrescenta que «continuará a acompanhar todas as orientações da Organização Mundial da Saúde e da Direção-Geral da Saúde, adotando, de forma responsável e prudente, as suas recomendações. Também acompanhará e implementará todas a decisões tomadas pelos organismos de tutela».

 

 



Comentários

pub