Jorge Palma, Tim, Bárbara Tinoco e Capicua não faltam ao Verão em Tavira

A lotação máxima dos espaços dos espetáculos foi reduzida de acordo com as normas da DGS

Jorge Palma, Tim, Paião, Bárbara Tinoco, ou Capicua são alguns dos nomes que vão passar pelo Verão em Tavira, que regressa nos meses de Julho e Agosto. A Câmara Municipal promete um programa «à altura das comemorações dos 500 anos de elevação de Tavira a cidade».

A autarquia garante que serão cumpridas «todas as normas de segurança e higiene, em recintos, ainda que delimitados, ao ar livre» e realça que foi preparada uma «programação cultural diversificada, multidisciplinar, numa fusão integradora de artistas locais, regionais e nacionais e de valorização da cultura portuguesa».

O arranque será no dia 16 de Julho, com o Jazz no Palácio da Galeria, composto por um ciclo de três espetáculos que terá lugar, no Pátio do Palácio da Galeria, pelas 22h00.

TGB (Tuba, Guitarra e Bateria) com Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão, um trio com larga experiência no panorama musical nacional, dá início à agenda de Verão.

Segue-se, no dia 17 de Julho, LST – Lisbon String Trio (José Peixoto, Bernardo Couto, Carlos Barretto) e Cristina Branco, com «música equidistante de várias tradições que se desenvolve em diferentes plataformas de interseção, onde os músicos se podem exprimir livremente».

No dia 18, a cantora Rita Maria e o pianista Filipe Raposo dão a conhecer uma pequena amostra do universo musical que os inspira, desde a música tradicional portuguesa, passando pelo jazz, barroco, impressionismo francês, repertório cinematográfico e composições originais do próprio duo.

Filipe Raposo e Rita Maria

O fado volta a integrar a oferta de Verão. Nos dias 23 de Julho e 6 de Agosto, pelas 22h00, no Parque do Palácio da Galeria, decorre o momento musical “Amália 100 anos pelo Fado com História”. Também, no dia 30 de Julho, pelas 22h00, no mesmo local, é possível assistir à atuação do Fado Tropical.

No dia 24 de Julho, no Parque do Palácio da Galeria e à mesma hora, sobe ao palco a banda do filme “Variações”. Esta junta Sérgio Praia (ator que interpreta o papel de António Variações), os músicos Duarte Cabaça, David Silva, Vasco Duarte e o produtor musical responsável pela banda sonora do filme, Armando Teixeira.

O vocalista dos Xutos & Pontapés, Tim, no ano em que celebra 60 anos, apresenta-se em nome individual, no dia 25 de Julho, às 22h00, no Parque do Palácio da Galeria, com o álbum “20 – 20 – 20”.

Já no dia 31 de Julho, às 22h00, atua a Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo Maestro Rui Pinheiro, também no Parque do Palácio da Galeria com obras de Mozart, Schubert, Debussy, Bizet e Freitas Branco.

Orquestra Clássica do Sul

Em Agosto, no dia 1, às 22h00, será a vez do “supergrupo” Paião atuar no Parque do Palácio da Galeria. Este projeto, que junta Marlon (Os Azeitonas), Jorge Benvinda (Virgem Suta) João Pedro Coimbra (Mesa), VIA e Nuno Figueiredo (Virgem Suta/Ultraleve), teve a sua primeira aparição pública na edição de 2018 do Festival da Canção e surgiu para homenagear a obra de Carlos Paião, resgatando todos os seus grandes sucessos.

Já no dia 7, às 22h00, no mesmo local, Vitorino Salomé e Zé Francisco, apresentam o projeto “A Sul”. No dia seguinte, é a vez de Capicua subir ao palco.

Haverá ainda «tempo ainda para assistir a outros trabalhos como: “Música 281” Poetas cantados + 4Soul (dia 13/8) | “Música 281” Osmose + G.Y.G.G.I (dia 20/8) e Orquestra de Jazz do Algarve (14/8).

A última digressão dos Dead Combo com “Odeon Hotel” sobe ao palco, no dia 15 de Agosto, igualmente, no Parque do Palácio da Galeria, pelas 22h00. Este concerto é uma homenagem a Zé Pedro dos Xutos & Pontapés.

Bárbara Tinoco, cantora e compositora de 20 anos, atua, no dia 21 de Agosto, no mesmo local e à mesma hora.

Já Jorge Palma, um dos nomes de destaque da programação, que comemora 70 anos, tem espetáculo agendado para o dia 22 de Agosto.

A Banda Musical de Tavira atuará também no Parque do Palácio da Galeria, no dia 27 de Agosto, pelas 22h00. Os algarvios Viviane e Tó Viegas sobem ao palco, no dia 28 de agosto, com o trabalho “Camaleão Azul”. Segue-se, no dia 29, no mesmo local e na mesma hora, o fadista Ricardo Ribeiro.

Além da vertente musical, esta programação oferece a Mostra de Cinema de Tavira, que decorre em Julho (17 a 19 e 24 a 26) e Agosto (7 a 9 e 14 a 16), nos claustros do Convento do Carmo, pelas 21h30. A iniciativa trata-se de uma organização do Cineclube de Tavira, que conta com o apoio do Município de Tavira.

Ainda, nos claustros do Convento Carmo, terão lugar, vários concertos de música eletrónica, numa organização do Museu Zer0: Joana Gama e Luís Fernandes (5/8), Iani (12/8), Marta Pascalis (19/8) e Boris Chimp 504 (26/8).

Também numa iniciativa do Museu Zer0, vai ser possível assistir, na Ermida de São Roque, entre 31 de Julho e 14 de Agosto, à obra em videoarte de João Martinho Moura e ARM, assim como do artista holandês Marnix, entre 15 e 30 de Agosto. Serão realizadas quatro sessões por noite, entre as 21h30 e as 23h00, com uma duração de 15 minutos cada.

Já no Museu Municipal de Tavira é possível visitar, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 19h00 (a partir de dia 15), as exposições “A Principal do Reino do Algarve – Tavira nos séculos XV e XVI“ e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”, ambas no Palácio da Galeria. Já, no Núcleo Islâmico, encontra-se patente “Tavira Islâmica“.

A bilheteira está aberta diariamente, na Praça da República, das 19h00 Às 23h00. Sendo ainda possível adquirir bilhetes, nos dias dos espetáculos, no largo frente ao Palácio da Galeria, e na https://ticketline.sapo.pt/.

A lotação máxima dos espaços foi reduzida de acordo com as normas da DGS e com os planos de contingência criados para o efeito, sendo obrigatória a aquisição antecipada dos ingressos, incluindo nos espetáculos gratuitos.

Os bilhetes para os espetáculos “Variações”, “Paião”, Vitorino Salomé e Zé Francisco, Capicua, Bárbara Tinoco e Ricardo Ribeiro custam 5 euros, enquanto os espetáculos de Tim, Dead Combo e Jorge Palma custam 10 euros.

Os restantes espetáculos são de entrada gratuita.

O valor dos bilhetes reverte a favor da aquisição de equipamentos de proteção individual para as instituições de solidariedade do concelho.

É obrigatório usar máscara e cumprir as regres de segurança definidas para os diversos espetáculos, sendo que será disponibilizada informação no local.

 

 




 

Comentários

pub