Incubadoras do Algarve voltaram a “encontrar-se” online

Incubadoras internacionais que se estão também a estabelecer no Algarve foram as convidadas

A Associação Algarve STP (Systems and Technology Partnership) e a Universidade do Algarve organizaram, no âmbito das dinâmicas do Algarve Tech Hub e do projeto KCITAR Algarve, o quinto encontro informal de Incubadoras do Algarve. O encontro virtual agregou as incubadoras públicas e privadas da região, numa sessão de partilha que teve lugar a 8 de Julho.

Além das incubadoras do Algarve, a sessão contou com a participação de representantes de Municípios e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A sessão focou a oportunidade de ampliar internacionalmente esta rede informal, contando desde logo com a presença de aceleradoras de cariz internacional, em fase de instalação no Algarve, representando escritórios na Alemanha, Marrocos, Canadá e França.

A sessão contou com a presença da GrowIn Portugal, incubadora já registada na Rede Nacional de Incubadoras (RNI), com escritório em Faro, e liderada por um empresário do Norte de África.

O fundador desta incubadora, Anas El Arras, é um empresário com experiência internacional (Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Alemanha) e fez uma apresentação geral das atividades desenvolvidas e das incubadas que estão a ser acompanhadas.

A sessão contou ainda com a presença da Laura Blumes, em representação da Empowered startups, uma incubadora e aceleradora localizada no Canadá, com escritórios nesse país e ainda em França e Portugal.

A incubadora detém já escritórios no norte de Portugal, encontrando-se agora em fase de implementação no Algarve, numa parceria com a Universidade do Algarve.

No próximo encontro, a rede de incubadoras do Algarve terá a oportunidade de conhecer melhor as atividades desta incubadora que escolheu esta região para instalar um dos seus escritórios.

O objetivo do encontro foi dar continuidade aos trabalhos de cooperação das incubadoras regionais e conhecer os parceiros internacionais, partilhando boas práticas e potenciando a criação de pontes de contacto e suporte para as empresas do Algarve, abrindo novos mercados e redes de contacto.

Os grupos de trabalhos verticais (formação, aceleração, financiamento, comunicação) aproveitaram a reunião para avançar com a definição das suas atividades operacionais, que serão apresentadas no próximo encontro, estando em curso a criação de uma imagem comum, passível de representar a rede regional de incubadoras, agregando a atuação dos atuais parceiros e de outros que eventualmente queiram agregar-se à iniciativa.

A sessão terminou com o agendamento de uma sexta reunião, a realizar no dia 17 de setembro, em Faro. O encontro será aberto a todos os técnicos de incubadoras que não tiveram oportunidade de participar nos encontros anteriores e às entidades que manifestarem interesse e que operem neste âmbito.

Em caso de interesse em participar na rede, basta contactar a Algarve STP, em: [email protected]

A Associação ASTP é uma associação privada sem fins lucrativos que agrega associados públicos e privados. Presentemente, a Algarve STP conta com os seguintes associados: Universidade do Algarve, ANJE, Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Portimão, DOCAPESCA e Associação Algarve Evolution, estando previstas proximamente novas adesões.

Este complexo tem como objetivo, entre os outros, o desenvolvimento e consolidação do Ecossistema de Inovação do Algarve, baseada numa forte parceria estruturada entre associações, entidades e empresas.

A Algarve STP é a entidade que assume, na região, as funções de um Digital Innovation Hub, entidade reconhecida no país pela União Europeia, e que tem como o objetivo a criação de fortes ligações entre empresas e instituições de investigação científica, atuando a nível europeu e explorando as áreas da tecnologia.

A sessão foi organizada ao abrigo do projeto KCITAR, financiado pelo programa CRESC Algarve.

Comentários

pub