Francisco Serra participa no Conselho da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia

A Eurorregião é uma estrutura apoiada pela União Europeia

Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, participa até hoje, 29 de Julho, no Conselho da Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia que está a decorrer em Huelva e Sevilha (Espanha). 

Durante esta jornada de trabalho será feita a apresentação e um balanço intercalar de diversos projetos de cooperação transfronteiriça, desenvolvidos com os apoios dos fundos da União Europeia, no âmbito do Programa Interreg España – Portugal (POCTEP), nomeadamente do CILIFO – Centro Ibérico para a Luta contra incêndios florestais, Centro Magalhães para as Indústrias Culturais e Criativas e CIU3A – Centro de Inovação Universitário de Andalucía, Alentejo e Algarve especializado em Indústria 4.0, Logística, Materiais e Sustentabilidade.

A Eurorregião é uma estrutura apoiada pela União Europeia para que territórios vizinhos, pertencentes a diferentes países, avancem na cooperação transfronteiriça.

A 5 de Maio de 2010 foi assinado, na cidade de Faro (Portugal), o Acordo de Cooperação Transfronteiriça para a criação da Comunidade de Trabalho “Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia”, envolvendo as CCDR do Alentejo e do Algarve e a Junta de Andaluzia.

Esta nova Eurorregião, cuja forma jurídica é a de “Comunidade de Trabalho” nos termos da Convenção de Valência de 3 de Outubro de 2002, e substitui num único instrumento triparticipado os protocolos bilaterais Algarve-Andaluzia e Alentejo-Andaluzia em vigor desde 1995 e 2001, respetivamente.

 



Comentários

pub