Estão abertas as inscrições para os Estágios de Verão Ciência Viva

Os Estágios de Verão Ciência Viva vão decorrer entre 13 de Julho e 11 de Setembro, tendo a duração mínima […]

Os Estágios de Verão Ciência Viva vão decorrer entre 13 de Julho e 11 de Setembro, tendo a duração mínima de 15 dias, mas podendo prolongar-se até um mês. A cada aluno será atribuído um subsídio com o valor máximo de 400 euros.

Esta iniciativa da Ciência Viva conta com mais de 40 estágios em 18 instituições científicas, num total de 138 vagas. Mais informações: http://www.cienciaviva.pt/ocjf/

Na Universidade do Algarve, por exemplo, o CCMAR tem ainda vagas para três estágios, que podem ser vistos clicando aqui.

Estes Estágios de Verão Ciência Viva são apresentados como «uma oportunidade única para os estudantes do ensino secundário e profissional terem um contacto direto com o trabalho realizado nos centros de investigação e nas empresas com I&D (atividades de investigação e desenvolvimento)».

Num contexto real de trabalho e através da aquisição de competências do raciocínio científico, os participantes irão preparar-se para os desafios futuros do mundo profissional.

 

DESTAQUES

Faro · Universidade do Algarve – Centro de Ciências do Mar do Algarve – CCMAR
“Novos anti-inflamatórios de origem marinha para aplicação terapêutica e cosmética”
15 de Julho a 7 de Agosto
Os estudantes irão participar em estudos realizados em células da epiderme (queratinócitos), que pretendem avaliar a atividade anti-inflamatória de extratos de microalgas para assim determinar o seu potencial terapêutico/cosmético.

Lisboa · Instituto de Ciências Sociais – ICS
“Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pela lente das ciências sociais”
10 a 14 de Agosto
Os jovens irão trabalhar em projetos que o ICS tem em curso sobre ODS, pesquisar e analisar dados, fazer trabalho de campo sobre o tema e experimentar as ferramentas disponíveis, como é o caso de um jogo inspirado neste tema.

Porto · Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – I3S
“Bactérias Fluorescentes”
13 de Julho a 24 de Julho
Os estudantes serão integrados na equipa do Laboratório Aberto – Ipatimup/i3S. O objetivo do estágio é desenvolver as técnicas básicas de Biologia Molecular, Engenharia Genética e Microbiologia como a produção e manutenção de meios de cultura para microrganismos, cultura bacteriana, transformação bacteriana com recurso a plasmídeos, manipulação de microrganismos, extração de proteínas, observação, recolha de resultados e a sua interpretação.

Porto · Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR
“Observação de golfinhos na Foz do Douro”
13 de Julho a 13 de Agosto
Neste estágio todos os participantes serão integrados num programa de monitorização e observação de cetáceos, mais especificamente de golfinhos na zona costeira do Norte de Portugal, a partir de terra. Os estudantes terão como tarefas a observação e a organização de dados relacionados com o registo fotográfico, comportamentos, presença de barcos de pesca ou dados meteorológicos com influência nas espécies observadas na Foz do Rio Douro.

Vila Real · Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas – CITAB
“Análise Microbiológica e Perfil de Suscetibilidade a Antibióticos de Águas de Rios e Bivalves: Impacto ambiental”
15 de Julho a 15 de Agosto
Este projeto contempla a observação de amostras biológicas de diferentes espécies de bivalves de água doce, a análise da qualidade de águas de afluentes do Rio Douro e o contacto com alguns métodos de recolha e de análises microbiológicas.

Matosinhos · CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel
“O caminho para o futuro sustentável do planeta”
19 Julho a 31 de Julho
Este Programa de Líderes Tecnológicos do Futuro é focado no desenvolvimento e valorização de novas soluções com impacto positivo na sustentabilidade e qualidade de vida no planeta. Em todo o processo do estágio serão também apreendidas competências soft de liderança, gestão e comunicação.

Pampilhosa da Serra · Instituto de Telecomunicações – IT – Aveiro
“Ciber-Cosmos – o céu à distância de um clique”
29 de Julho a 15 de Agosto
O aluno irá trabalhar na configuração do eVscope (telescópio com sensor digital), que será gerido a partir de um smartphone com base nas coordenadas GPS e no mapa de estrelas interno deste equipamento. Medirá também as condições de observação naturais e a poluição luminosa.

Comentários

pub