Centrais colocam Portimonense mais perto da manutenção

Algarvios saíram da zona de despromoção, igualando o Vitória de Setúbal com 30 pontos conquistados

O Portimonense venceu o Boavista por 2-1, em jogo da 32ª jornada da I Liga de futebol, disputado esta terça-feira, 14 de Julho, em Portimão. Os algarvios igualaram o Vitória de Setúbal e conseguiram mesmo sair da zona de despromoção devido aos critérios de desempate. 

Depois da derrota frente ao Rio Ave, os algarvios sabiam que este era um jogo crucial na luta pela manutenção. O Vitória de Setúbal, rival direto, perdeu o seu jogo e uma vitória do Portimonense levava a equipa para fora dos lugares de descida.

E é certo que os comandados de Paulo Sérgio entraram com vontade de mostrar serviço. Logo ao minuto 5, Lucas Fernandes teve um remate perigoso, defendido para canto por Hélton Leite. Aos 9′, foi Júnior Tavares a deixar novo aviso.

Adivinhava-se o golo inaugural e ele acabou por chegar aos 14′. Tabata bateu o canto, Willyan saltou mais alto do que os defesas do Boavista e cabeceou para o fundo das redes. Estava feito o 1-0.

 

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

 

Os axadrezados até equilibraram um pouco o jogo, mas sem nunca criar real perigo para as redes de Gonda. Já perto do intervalo, aos 42′, o Portimonense beneficiou de um pénalti. Aylton Boa Morte fintou dois adversários, entrou na área e passou para Tabata. Quando o brasileiro ia rematar, foi travado em falta por Obiora.

Manuel Mota assinalou penálti, ainda esperou pelo video-árbitro, mas a decisão não se alterou. Chamado a converter, Lucas Possignolo não falhou e fez o 2-0. Melhor, para o Portimonense, era impossível e logo com dois golos marcados pelos defesas centrais.

Para a segunda parte, nenhum dos treinadores fez alterações. Ao minuto 59, uma asneira da defesa do Portimonense quase dava em golo, mas Gonda saiu bem aos pés de Cassiano.

Na outra baliza, os algarvios tiveram duas oportunidades soberanas ao minuto 60. Primeiro foi Júnior Tavares, com um remate dentro da área, que esbarrou em Hélton Leite; depois foi Vaz Tê que, sem oposição na pequena área, até cabeceou mas o defesa do Boavista fez uma excelente defesa.

Aos 74 minutos, Yusupha foi expulso por acumulação de amarelos e a tarefa do Portimonense parecia ficar cada vez mais fácil.

 

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

 

Só que, já aos 85′, Marlon Xavier reduziu para 2-1, após bater um livre de forma irrepreensível. Os últimos minutos foram de sufoco, mas os algarvios conseguiram segurar a preciosa vantagem.

Com esta vitória, o Portimonense igualou o Vitória de Setúbal, com 30 pontos conquistados, alcançando a linha de água. Nos critérios de desempate, os algarvios têm vantagem devido à diferença entre golos marcados e sofridos.

Na próxima jornada, a penúltima do campeonato, o Portimonense visita o Paços de Ferreira, na segunda-feira, dia 20. Será mais uma final na luta por um objetivo que parecia distante há uns meses, mas agora está mais perto de se concretizar: a permanência na I Liga.

 

Fotos: Nelson Inácio | Sul Informação

 

 

 

 

Está na hora de nos ajudar a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub