Meios continuam «atentos a possíveis reativações» do incêndio

Hoje de manhã, já existiram dois reacendimentos que «foram rapidamente resolvidos»

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

«Não vamos desmobilizar e estaremos atentos a possíveis reativações mais ou menos expressivas». Esta será a estratégia para hoje, 21 de Junho, no combate ao incêndio de Aljezur, Vila do Bispo e Lagos. 

O incêndio, que começou ao início da tarde de sexta-feira, em Aljezur e se alastrou aos concelhos vizinhos, foi dominado ontem, dia 20, às 9h10, mas isso não significa que tenha havido uma desmobilização.

Richard Marques, comandante operacional, disse ao Sul Informação que «a nossa atenção continua a ser, além da consolidação do perímetro, as eventuais reativações que são absolutamente normais numa situação desta amplitude».

A noite de ontem foi precisamente dedicada a «resolver uma reativação, na zona da Vinha Velha, que exigiu o empenho expressivo de meios devido ao perigo de provocar a projeção para uma área não ardida», acrescentou.

«Durante a noite, fizemos um trabalho de consolidação dessa área, conseguindo debelar a reativação», explicou Richard Marques.

De resto, mesmo hoje de manhã, já existiram dois reacendimentos que «foram rapidamente resolvidos pelos meios que estão estrategicamente distribuídos».

As condições meteorológicas continuam a não ser favoráveis, prevendo-se «vento moderado a forte, com rajadas de 40 quilómetros por hora».

No local estão, de momento, 454 operacionais e 145 veículos, bem como dois meios aéreos.

 


Ajude-nos a fazer o Sul Informação!

Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub