Loulé instala dispensadores de álcool nas praias e sinalética sobre a lotação

Com o decorrer da época balnear, a autarquia garante que fará um «acompanhamento diário»

Foto de arquivo

Dispensadores de álcool-gel, bandeiras que alertam para a lotação da praia e uma «forte campanha de sensibilização». Estas são algumas das medidas tomadas pela Câmara de Loulé para promover «a segurança sanitária nas zonas balneares do concelho».

Numa altura em que a pandemia da Covid-19 ainda não deu tréguas, a autarquia diz que «está a promover uma série de iniciativas para reforçar a confiança dos turistas e dos residentes, assegurando medidas de higiene e segurança sanitária nas zonas balneares».

Neste sentido, foi criado um grupo de trabalho com vista à elaboração de propostas de medidas e procedimentos, para contribuir, através da AMAL, para a elaboração do manual referente ao regime excecional e temporário para a ocupação e utilização das praias, no contexto da COVID-19.

Por outro lado, a Câmara «criou uma forte campanha de comunicação, com uma componente informativa e de sensibilização dirigida aos utilizadores das praias para que cumpram todas as regras recomendadas pela Direção-Geral da Saúde»

Foi também aplicada a sinalética criada pela APA – Associação Portuguesa do Ambiente para as praias do país, nomeadamente a implementação de bandeiras, que funcionam como “semáforos” vermelho, amarelo e verde, e permitem informar os veraneantes sobre a ocupação das respetivas praias.

O Município de Loulé contratou e formou também várias equipas de assistentes de praia, devidamente identificados, para realizar ações de sensibilização, em articulação com a Autoridade Marítima Nacional, e outras tarefas como a higienização de equipamentos.

Nas imediações das praias, foi colocada cerca de uma centena de dispensadores de álcool-gel para que os utilizadores das zonas balneares possam desinfetar as mãos com frequência.

As praias não vigiadas são alvo de um reforço da vigilância realizado pela Autoridade Marítima, que conta com a colaboração de equipa de nadadores-salvadores contratada pela Autarquia, devidamente licenciada e dotada de meios motorizados e de primeira intervenção, para assegurar e redobrar a atenção nestas zonas mais recônditas.

A par das praias propriamente ditas, também as zonas de acesso e parques de estacionamento circundantes estão a merecer a atenção dos responsáveis municipais. Será brevemente colocada sinalética para condicionar a circulação nestas áreas, e encerrados parques e zonas de estacionamento não licenciados, como é o caso da Praia da Falésia em Vilamoura.

Nos locais onde os parques e zonas de estacionamento formais não existem, o espaço de estacionamento informal habitualmente utilizado será ordenado, e serão criadas novas bolsas de estacionamento para viaturas de emergência e de cargas e descargas.

Com o decorrer da época balnear, a autarquia garante que «fará o acompanhamento diário para aferir da necessidade de promover mais medidas para a segurança sanitária dos utilizadores das praias».

Comentários

pub