Faro não cobra taxa turística até Março de 2021

Cobrança já estava suspensa devido à pandemia

A Câmara Municipal de Faro aprovou, esta segunda-feira, dia 15 de Junho, por unanimidade, o prolongamento da suspensão do pagamento de taxa turística até ao final de Outubro deste ano.

A autarquia já tinha aprovado a suspensão da taxa, durante o segundo trimestre do ano, para «atenuar os efeitos que o encerramento de fronteiras e as medidas excecionais de restrição de circulação de pessoas tiveram no setor».

Segundo explica a Câmara de Faro, na prática, «os empreendimentos turísticos e alojamentos locais ficam isentos deste pagamento até ao próximo mês de Março de 2021, uma vez que em circunstâncias normais a taxa turística só tem incidência entre os dias 1 de Março e 31 de Outubro de cada ano».

A medida foi proposta por Rogério Bacalhau, presidente da Câmara e, «tem em atenção a situação excecional que ainda se vive, em particular no setor do turismo, a passar por severas dificuldades por via dos cancelamentos e da escassez de novas reservas de alojamento devido à pandemia».

A proposta de suspensão do pagamento da taxa deve-se também «à redução do número de voos para o Aeroporto provenientes dos principais países emissores de turismo, estimada entre os 50 e os 60 por cento» e ao «aumento da taxa de desemprego na indústria turística regional».

A autarquia farense espera a medida tenha «um efeito positivo no setor» turístico.

Comentários

pub