Ecoturismo no Baixo Guadiana é tema de ação de capacitação do projeto “Valagua”

A participação na ação de capacitação é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória

A ação de capacitação “Baixo Guadiana Transfronteiriço: do território ao desenvolvimento de produtos ecoturísticos”, no âmbito do projeto “Valagua”, realiza-se nos dias 16, 17 e 18 de Junho.

Organizada pela Associação de Defesa do Património de Mértola e a associação Odiana, em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (tutelada pelo Turismo de Portugal), esta iniciativa tem como objetivos dar a conhecer a singularidade da paisagem, da flora e da fauna no Baixo Guadiana Transfronteiriço, divulgando o potencial destes recursos na diversificação e valorização da oferta turística do território e contribuir para a capacitação dos promotores turísticos, a estruturação de novos produtos ecoturísticos e o uso responsável dos recursos naturais.

O evento está organizado em três sessões online diárias, a decorrer entre as 10h00 e as 12h00, sendo que em cada uma serão abordadas temáticas distintas, mas complementares.

Assim, no primeiro dia serão abordados os valores naturais do Baixo Guadiana Transfronteiriço enquanto ativos do território e, no segundo dia, será dado a conhecer um interessante conjunto de iniciativas e experiências com a vista a inspirar a criação de novos produtos e modelos de negócio, bem como as oportunidades de formação e financiamento facultadas pelo Turismo de Portugal.

Por fim, no terceiro dia, dar-se-á espaço ao workshop “Do território ao desenvolvimento de produtos ecoturísticos”, com o propósito de exercitar capacidades de conceção e desenvolvimento de produtos ecoturísticos inovadores. O programa completo está disponível para descarga aqui.

O evento, aberto a qualquer interessado, é dirigido sobretudo a operadores, empresários e promotores de atividades ecoturísticas e turismo de aventura, estudantes da área do turismo, e outros empreendedores.

A participação na ação de capacitação é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória. Após a inscrição, os participantes receberão o link de acesso às três sessões online que compõem a ação de capacitação.

Esta atividade insere-se no âmbito do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada da Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço, uma iniciativa cofinanciada pelo Programa Interreg España-Portugal – POCTEP e promovida pela ADPM Mértola em parceria com a Diputación de Huelva, a Odiana, a Universidade de Huelva, a Universidade do Algarve, a Junta de Andalucía, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Confederación Hidrográfica de Guadiana e a Agência Portuguesa do Ambiente.

Comentários

pub