«A praia faz bem à saúde e a nossa saúde precisa de praia»

«A responsabilidade cívica, que é pessoal e intransmissível, será a chave do sucesso da época balnear»

«Então, a água está boa?», perguntou António Costa a um veraneante à chegada à Praia da Rocha, em Portimão. A resposta não tardou: «está sim!». O primeiro-ministro esteve este sábado, 6 de Junho, no Algarve, para assinalar o início da época balnear. Passeou pelo areal, acompanhado da vasta comitiva, e, no final, deixou um recado: «a praia faz bem à saúde e a nossa saúde precisa de praia também neste Verão». 

Como se sabe, esta será uma época balnear atípica, com novas regras nas praias devido à pandemia da Covid-19: haverá limite na lotação e até uma aplicação (a Info Praia, disponível aqui para Android e aqui para iOS) que permite saber se é seguro ir à praia.

António Costa realçou, mesmo, a importância desta app, lançada oficialmente hoje, bem como da sinalética que será colocada nas praias para evitar concentração de pessoas.

O primeiro-ministro, acompanhado de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, teve direito a içar uma bandeira verde – a cor que significa que é seguro ir a qualquer praia.

Durante largos minutos, Costa passeou, às vezes de mão dada com a mulher Fernanda Tadeu, pelo passadiço da Praia da Rocha, falando com nadadores-salvadores e com os assistentes de praia que vão transmitir informações sobre a lotação.

 

 

Quem estava na praia, aproveitou o momento para tirar fotos ao primeiro-ministro e até para o interpelar: «bem-vindo a Portimão! Obrigado pelo trabalho do seu Governo», disse uma senhora. E Costa agradeceu.

O passeio terminou num apoio de praia, onde António Costa discursou.

O primeiro-ministro realçou que «sempre houve normas de segurança relativamente às praias» e agora, este ano, existe «uma regra nova: também na praia, tal como no trabalho, na escola, nos transportes públicos, nos espaços comerciais, temos de cumprir as regras básicas de distanciamento, de etiqueta respiratória e de higienização».

«Temos capacidade para 850 mil pessoas estarem nas praias em simultâneo, mas é muito importante que todos os dias, antes de escolher a praia, tenhamos o cuidado de verificar a sinalética da ocupação», acrescentou, relembrando a importância da aplicação Info Praia.

 

 

Se isso for feito, «continuaremos a gozar da liberdade de ir à praia». De resto, esta app será atualizada com informações vindas de diferentes fontes, como os assistentes de praia, os concessionários, a Polícia Marítima e até através de câmaras que serão instaladas em algumas praias.

Mas, para assinalar o início da época balnear, não foi só António Costa quem se deslocou a Portimão. A vasta comitiva integrou João Gomes Cravinho, ministro da Defesa, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, bem como cinco secretários de Estado: José Apolinário (Pescas), Jorge Botelho (Descentralização), Rita Marques (Turismo), Jamila Madeira (Saúde) e Inês Costa (Ambiente).

A isto junte-se autarcas, dirigentes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), responsáveis de entidades ligadas ao turismo, deputados, jornalistas, ativistas dos movimentos “Stop 5G” e João d’Arens e até alguns curiosos.

A anfitriã da cerimónia Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, referiu-se a este sábado como «um dia feliz para todos nós» que representa «uma nova vida para todos, uma porta para o futuro».

 

 

«É importante a abertura das praias. Os cidadãos precisam de descansar. Precisam de momentos de lazer. E nós merecemos estar aqui», disse.

Já Matos Fernandes, ministro do Ambiente, relembrou como Portugal «não tem praias privadas». «O acesso à praia é livre e terá de continuar a sê-lo. Temos é de cumprir as novas regras», realçou.

O colega de Governo, com a pasta da Defesa, não podia estar mais de acordo. O ministro João Gomes Cravinho garantiu que este ano «foi mais bem preparado do que qualquer outro ano porque houve maior intensidade do trabalho conjunto com outras entidades», mas também deixou um apelo que resume tudo.

«A responsabilidade cívica, que é pessoal e intransmissível, será a chave do sucesso da época balnear».

 

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub