11 praias do Algarve têm ZERO poluição

Há 68 praias com o galardão em todo o país

O Algarve tem 11 praias ZERO poluição. Tavira, com quatro praias, é o concelho algarvio com mais zonas balneares distinguidas com o galardão, atribuído pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

Apesar de o Algarve ter mantido o mesmo número de zonas balneares distinguidas, houve alterações nas praias galardoadas, de acordo com a lista divulgada este sábado, dia em que começa a época balnear.

No concelho de Aljezur, não houve alterações e a praia de Vale Vigueiras, que já tinha sido selecionada no ano passado, mantém a distinção.

Já o concelho de Faro, que tem três praias ZERO poluição, “ganhou” duas em relação ao ano passado. Em 2019, apenas a praia da Barreta tinha sido distinguida pela ZERO. Agora, em 2020, também Culatra-mar e Ilha do Farol-mar garantiram o galardão.

No caso de Tavira, a praia do Barril junta-se às de Cabanas-mar, Ilha de Tavira-mar e Terra Estreita, que já eram ZERO poluição em 2019.

Vila do Bispo, por seu lado, “perdeu” duas zonas balneares com esta distinção, mas ganhou uma, em relação a 2019. As praias do Castelejo e da Cordoama mantiveram o galardão e o Martinhal, que não foi distinguido no ano passado, vai ter o selo de praia ZERO poluição.

No entanto, as praias de Almádena-Cabanas Velas, Boca do Rio e Burgau não constam, em 2020, da lista divulgada pela ZERO.

Segundo explica a associação ambientalista responsável pelo galardão, uma praia ZERO poluição «é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares».

Em 2020, há, em Portugal, 68 praias com ZERO poluição, todas costeiras. Este número representa 11% do total das 621 zonas balneares em funcionamento no país.

Em relação ao ano passado, foram classificadas mais 24 praias.

A nível nacional, os concelhos com maior número de praias ZERO poluição são Torres Vedras, que repete a boa classificação do ano anterior com 10 praias ZERO poluição, ainda também na zona Oeste, Peniche com 5 e Angra do Heroísmo, nos Açores, também com 5.

A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO «identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2017, 2018 e 2019), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais)».

Isto significa que «em todas as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias».

A associação explica que são considerados três anos «por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de Fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear».

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44



Comentários

pub