Festival de Ciência Online celebra e revela o trabalho dos investigadores

Também haverá atividades a partir do Algarve

No dia 16 de Maio, Dia Nacional dos Cientistas, todos estarão ligados ao Festival de Ciência Online. Serão três horas de emissão online com a ciência e os cientistas que ninguém vai querer perder.

“Informar, inspirar, cativar”. O Festival de Ciência Online celebra a ciência e os cientistas como motores para o progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos.

Ao longo da emissão, será possível descobrir as mais recentes descobertas da ciência, conhecer os rostos de quem a faz, participar em conversas com investigadores e explorar várias atividades e desafios.

O astronauta da ESA Andreas Mogensen, a astrobióloga Zita Martins, o botânico Jorge Paiva, o cientista polar José Xavier, a presidente da Agência Espacial Portuguesa Chiara Manfletti, o físico e Prémio Nobel da Paz Mohan Munasinghe, a engenheira de Materiais Elvira Fortunato, o patologista Sobrinho Simões, a socióloga Luísa Schmidt, o economista Ricardo Paes Mamede, o presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência Alexandre Quintanilha, a bióloga Maria Mota, o arqueólogo Nuno Bicho e o virologista Pedro Simas serão alguns dos convidados.

A apresentação do Festival ficará a cargo da equipa do magazine de ciência e tecnologia Falar Global.

Os Centros Ciência Viva prepararam para o Festival de Ciência Online um conjunto de experiências científicas no formato de demonstrações e shows de ciência que as famílias poderão replicar em casa.

O público poderá ainda testar os seus conhecimentos e ganhar entradas para os Centros Ciência Viva, respondendo em direto a perguntas sobre ciência.

A partir do Algarve, haverá também atividades a fazer, neste Festival. Por exemplo, Alexandre Andrade, engenheiro geólogo da Universidade de Coimbra e diretor técnico da mina de Sal da Campina de Cima, em Loulé, irá guiar uma visita virtual às Minas de Sal Gema de Loulé.

Também o arqueólogo Nuno Bicho, diretor e Professor Associado com Agregação em Arqueologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, e igualmente diretor e investigador do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano, irá falar do seu trabalho e do que o apaixona.

Esta é a homenagem da Ciência Viva ao trabalho dos investigadores que, através das suas conquistas, possibilitam avanços imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida das populações em áreas como a saúde, a educação, o ambiente ou a tecnologia.

O Festival de Ciência Online é uma organização da Ciência Viva e da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República. O dia 16 de Maio – data do nascimento de José Mariano Gago foi escolhido para homenagear o seu legado.

 

Programa detalhado em www.cienciaviva.pt

 

Como assistir à transmissão?

No dia 16 de maio, das 16.00 às 19.00, ligue-se a www.cienciaviva.pt/festival

Pode ligar-se também diretamente no YouTube para assistir à transmissão em direto do Festival de Ciência Online.

 




Comentários

pub