Dados regionais apontam para mais 2 casos de Covid-19 no Algarve [mapa]

Continua a aumentar o número de doentes já recuperados

 

O relatório da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, que, apesar de já não ser divulgado publicamente, todos os dias é enviado aos municípios algarvios e a outros responsáveis, indica que, neste fim de semana, há dois casos novos de Covid-19 confirmados na região.

Ou seja, segundo esse relatório regional, há neste momento 333 casos acumulados da doença no Algarve e não apenas 331. Um dos casos estava incluído no boletim regional de ontem, o outro no de hoje.

O aparente desfasamento entre os dados regionais e o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral de Saúde, que hoje mantinha a cifra total de 331 casos, poderá ter a ver com o facto de estarmos em fim de semana prolongado. Espera-se que amanhã, segunda-feira, os números da DGS já reflitam os divulgados a nível regional.

Por outro lado, como é público, a DGS fez ontem um acerto nos dados, devido a uma duplicação dos números na região Norte. Hoje, como disse a própria ministra da Saúde na conferência de imprensa diária de apresentação do boletim, nem sequer foram atualizados, nesse documento, os casos por concelho.

«Para efeitos de ação, de vigilância epidemiológica, para efeitos de intervenção, os dados do concelho são mais finos e mais precisos do que os nossos. O que nós fazemos no boletim é que, à medida que os concelhos nos vão dando informação, também vamos afinando a nossa e os dados que aparecem no boletim nacional por concelho vão sendo melhorados dia a dia», explicou também Graça Freitas, diretora geral de Saúde, na conferência de imprensa de hoje.

Ao que o Sul Informação apurou, os dois novos casos algarvios referem-se aos concelhos de Albufeira (1) e de Loulé (1).

Mas não foi só o total de casos confirmados que subiu. Também o número de recuperados sofreu um acréscimo, de 4 pessoas (mais 2 em Loulé e outros tantos em Faro).

Há também menos um doente internado desde ontem, para um total atual de 13, 3 dos quais em UCI e ventilados.

Tendo em conta que não há nenhum novo óbito a registar, isto significa que a situação da Covid-19 se mantém controlada na região algarvia.

No que diz respeito aos casos ativos, verifica-se que, no Algarve, há concelhos que registaram casos da nova doença em determinada altura, mas onde hoje já não há qualquer pessoa infetada. São os casos de Monchique (1 caso, recuperado), Castro Marim (2 casos, já recuperados), São Brás de Alportel (2 casos, 1 óbito e 1 recuperado), e Lagos (4 casos, todos recuperados).

Neste momento, entre os municípios onde continua a haver casos ativos, Faro é aquele onde é maior o número de pessoas recuperadas (29), seguindo-se Portimão (28), Albufeira (24), Loulé (20), Vila Real de Santo António (11), Tavira (10), Silves (7), Olhão (6) e Lagoa (5).

 

Veja aqui o mapa ampliado

 

Nota 1: o mapa é atualizado sempre que necessário com dados fornecidos pela DGS, Câmaras Municipais, Delegada Regional de Saúde, Administração Regional de Saúde e/ou outras fontes contactadas pelo Sul Informação.

Nota 2: Pode haver discrepância entre o número total de casos e aqueles que são, no mapa, distribuídos por concelho, uma vez que a informação divulgada pela DGS, apresentada por concelho, se «refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 82% dos casos confirmados». Leia as restantes explicações constantes do mapa.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44




 

Comentários

pub