200 profissionais dos Infantários de Albufeira estão a ser testados para garantir reabertura segura

O Município de Albufeira quer garantir um regresso em segurança aos infantários e por isso iniciou ontem testes à Covid-19, abrangendo cerca de 200 profissionais que lidam com 1007 crianças

Testes biomoleculares de despiste do SARS-COV2, coronavírus que provoca a doença Covid-19, começaram ontem a ser feitos a cerca de 200 profissionais do ensino pré-escolar do concelho de Albufeira afetos aos agrupamentos escolares, bem como na APEXA, uma associação de ensino especial, e no Infantário da Cooperativa de trabalhadores do Município, anunciou a Câmara Municipal.

Estes testes são realizados através da metodologia RT-PCR, e são executados pelo laboratório de referência, determinado pela Administração Regional de Saúde, no concelho das Albufeira, ou seja, o Laboratório AQUALAB.

Os custos com a iniciativa são suportados pelo Município de Albufeira, abrangendo cerca de 200 profissionais, entre educadores de infância, técnicos superiores, animadores (assistentes técnicos), auxiliares de ação educativa, cozinheiros, e outros profissionais associados.

Esta ação abrange os 11 Jardins de Infância da rede pública, com um total de 43 salas de aula distribuídas pelos diversos agrupamentos escolares, somando um universo de 1007 alunos.

Incluem-se também neste universo de testes os profissionais com responsabilidade nas AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família).

Assim, esta medida abrange os jardins de infância de Olhos de Água, Vale Carro, Vale Serves, Ferreiras, Paderne, Guia, Vale Parra, Albufeira – Av. Ténis, Albufeira – Caliços, Vale Pedras e Albufeira – Correeira. Inclui ainda o Infantário da Cooperativa “Os Piratas” e a APEXA.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, salienta que “não poderia ser de outra forma. Para as crianças e para os profissionais que lidam com elas, todos as atenções e cuidados nunca são demais. Queremos garantir um regresso em segurança, um regresso feliz e tranquilo”.

De resto, salienta que se trata “de uma ação totalmente da responsabilidade do Município, tal como fizemos para com as forças de socorro e segurança”.

Os teste iniciaram-se ontem, terça feira, dia 26, e vão decorrer até ao inicio da próxima semana.

 



Comentários

pub