Portimão dá formação sobre a Covid-19 a 220 funcionários de lares de idosos

Formação online já começou

As ações de formação online sobre a Covid-19 que Portimão lançou, dirigidas às entidades da rede social, já começaram e envolvem 220 funcionários de lares de idosos deste e de outros concelhos.

Há cerca de duas semanas, a Proteção Civil de Portimão «colocou em marcha um plano de formação em modalidade e-learning, disponível a todos os profissionais da rede social do concelho, tendo em consideração ser uma necessidade essencial a sua formação, para atuarem de forma eficaz na atual pandemia».

Até ao dia 28 de Abril, foram recebidas 220 inscrições.  «Apesar do curso só estar disponível há dois dias, advinha-se um impacto importante e bastante eficaz, dada a abrangência da participação, não só em termos de profissionais, mas também de instituições e, sobretudo, ao nível dos resultados pedagógicos, pois o valor médio da avaliação ronda os 95 por cento», revelou a Proteção Civil portimonense.

Já o comandante Richard Marques, coordenador municipal de Proteção Civil, considera que «é determinante preparar os profissionais que diariamente trabalham na linha da frente com a população mais vulnerável e que merecem um dever especial de proteção, contextualizando aspetos fundamentais como a correta utilização de equipamentos de proteção individual e a prevenção relativa à transmissão da Covid-19 nos grupos de maior risco».

«Tendo em conta a dispersão geográfica das entidades e o confinamento a que todos estamos vetados, a operacionalização desta formação só seria possível através da modalidade de e-learning, tendo sido este o desafio lançado ao HPA – Hospital Particular do Algarve», adiantou o também comandante do Corpo de Bombeiros de Portimão.

A administração daquela unidade hospitalar «aceitou sem hesitar esta parceria. No momento atual de dificuldades e dúvidas porque todos passamos, a entreajuda e a solidariedade são fundamentais para nos tornarem mais fortes e coesos. Possuindo o HPA os recursos técnicos e humanos, facilmente nos organizámos para esta ação, que – acreditamos – pode até salvar vidas», refere o Grupo HPA Saúde.

Paulo Silva, coordenador pedagógico do curso e presidente do Conselho de Enfermagem do Grupo HPA Saúde, diz estar «entusiasmado» com esta ação e acredita que esta «terá um impacto positivo muito importante para os profissionais participantes, mas sobretudo para as comunidades e para as pessoas com quem interagem, pois todos sairão mais protegidos».

A formação já teve início, tendo sido recebidas até ontem, 28 de abril, as inscrições de 220 formandos em representação de variadas instituições, não só de Portimão, mas também de outros concelhos, “o que faz todo o sentido” na ótica de Paulo Silva, coordenador pedagógico do curso,  e simultaneamente elemento da estrutura de comando da Proteção Civil

A formação é gratuita e a inscrição deve ser realizada através do Gabinete Técnico de Sensibilização e Informação Pública do Serviço Municipal de Proteção Civil. Para mais informações, poderá ser contactada a professora Carla Almeida ([email protected] / contacto telefónico: 966 775 606).

Comentários

pub