Já começou campanha de limpeza e desinfeção no concelho de Lagoa

Está a ser usado «um produto biocida devidamente certificado para desinfeção do espaço público»

A campanha especial de limpeza e desinfeção dos espaços públicos do concelho de Lagoa começou esta segunda-feira, dia 23, devendo prolongar-se «pelo menos pelo próximo mês», anunciou a Câmara Municipal.

A operação está a ser feita com «um produto biocida devidamente certificado para desinfeção do espaço público, que começou já a ser aplicado».

A autarquia explica que se trata de «um desinfetante de amplo espectro, ecológico e de eficiência garantida, que segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde para a prevenção do contágio e disseminação da Covid-19».

Esta campanha especial de limpeza e desinfeção do espaço público do concelho vai decorrer sobretudo nos «locais de deposição de lixos, e respetivas zonas de contacto de utilizadores, como pegas e tampas, de forma a minimizar o risco de potenciais focos de contaminação».

Vão também a ser limpos e desinfetados «outros equipamentos e espaços públicos, como as ruas e algum mobiliário urbano».

 

 

Os custos deste produto e dos serviços de aplicação associados situam-se nos 18.400 euros, acrescenta a Câmara.

A este serviço contratado, o Município de Lagoa «está a juntar outros recursos da sua responsabilidade, e ainda alguns eventuais meios gentilmente colocados à disposição para este efeito, por um empresário residente no concelho».

«A compra deste desinfetante e de meios de pulverização foi decidida de acordo com as orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia Covid-19, emanadas pelas autoridades competentes, no âmbito do estado de Emergência Nacional decretado no nosso país», explica ainda.

O presidente da Câmara Luís Encarnação admite, entretanto, a possibilidade de «prolongar o período previsto para a aplicação deste produto que reúne as características de virucida, bactericida e fungicida, caso venha a verificar-se essa necessidade».

 

 

Comentários

pub