Covid-19: Médicos e enfermeiros dinamizam 2º call center de apoio ao SNS24 em Faro

Este novo call center será assegurado por médicos e enfermeiros

Crédito: Depositphotos

Médicos formados na Universidade do Algarve e enfermeiros da região estão a dinamizar desde ontem um novo call center de reforço da linha SNS24 (808 24 24 24) devido à epidemia de Covid-19, que foi instalado nas instalações da Altice, em Faro.

Este centro de atendimento de chamadas junta-se ao que já está a funcionar desde domingo no mesmo edifício, com alunos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da UAlg – só muda o piso – e resulta, como o primeiro, de uma colaboração entre o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center) e Ministério da Saúde, que também envolve a Altice.

Neste caso, a equipa é composta exclusivamente, por profissionais de saúde. «Fomos contactados por ex-alunos, alguns dos quais estão a fazer o Ano Comum, e por outros profissionais de saúde, nomeadamente enfermeiros, a dizer que também queriam ajudar o SNS24», revelou ao Sul Informação Isabel Palmeirim, professora do MIM da UAlg, ligada à criação de ambos os call centers.

No entanto, e apesar das atribuições serem as mesmas, optou-se por não juntar os profissionais de saúde, todos eles a exercer funções aqui no Algarve, aos alunos do curso, «para que não haja aqui um risco de contágio para os alunos».

Desta forma, passam a ser mais de duas centenas as vozes que, a partir de Faro, vão dar conselhos e orientar cidadãos de todo o país que telefonarem para o SNS24, ajudando a descongestionar este serviços, considerado fundamental numa altura em que os portugueses estão a ser incentivados a ficar em casa.

Comentários

pub